Cruzeiro vende Guilherme e contrata Kleber

Cruzeiro negocia Guilherme com Dynamo e contrata Kléber

Cruzeiro negocia Guilherme com Dynamo e contrata Kléber

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

O Cruzeiro anunciou, no início da tarde deste domingo, a negociação do atacante Guilherme para o o Dynamo Kiev, por 5 milhões de euros (cerca de R$ 21 milhões), além da compra dos direitos econômicos do atacante Kléber, ex-jogador do Palmeiras. Nono reforço do time celeste para a temporada 2009, o jogador que é esperado na capital mineira nesta segunda-feira, assinará contrato de cinco anos com o clube mineiro e deverá ser apresentado, oficialmente, na terça-feira.

A negociação de Guilherme com o Dynamo foi conduzida, na Ucrânia, pelo diretor de futebol do Cruzeiro, Eduardo Maluf, com a presença de Guilherme e de seus representantes legais. O acerto foi anunciado dois dias depois da desistência oficial do clube mineiro do negócio com o Zaragoza, da Espanha, por falta de apresentação das garantias bancárias por parte do clube espanhol exigidas pelo Cruzeiro.

De acordo com nota publicada no site oficial do clube celeste, o Dynamo ofereceu 9 milhões de euros pelo jogador, mas o Cruzeiro optou por receber os direitos do atacante Kléber, que disputou a última temporada pelo Palmeiras. No sábado, Guilherme já havia sido aprovado nos exames médicos e, de acordo com o diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, o negócio está oficialmente fechado.

Nascido em Osasco, Kléber, de 25 anos, foi campeão paulista pelo Palmeiras, ano passado, e chega à Toca da Raposa II, como o principal reforço do clube mineiro para a disputa da Libertadores. Ele começou a carreira no São Paulo e profissionalizou-se em 2003, sendo transferido já no ano seguinte para o Dynamo de Kiev, onde ficou por quatro temporadas e conquistou cinco anos.

Guilherme Mendes revelou que o clube preferiu não receber o valor total pelo atacante Guilherme, optando pela inclusão de Kléber no negócio, por entender que ele é um "grande atacante" e um jogador que vai agregar qualidade ao elenco. "Ele era um jogador cobiçado por muitas equipes do futebol brasileiro", destacou o dirigente cruzeirense.

Mudanças de planos

Na quarta-feira passada, o Cruzeiro anunciou o acerto com o Zaragoza para a transferência de Guilherme. O jogador e o diretor de futebol, Eduardo Maluf, viajaram para a Espanha, mas o negócio foi desfeito por falta da apresentação de garantias bancárias e também por ter mudado o contrato anteriormente acertado com o jogador.

Da Espanha, por solicitação da Presidência do Dynamo, Eduardo Maluf, Guilherme, um advogado do Cruzeiro e representantes do atleta embarcaram para Kiev, onde tiveram várias rodadas de negociação, até a oficialização do acerto, neste domingo.

Na avaliação do Cruzeiro, de acordo com Guilherme Mendes, o resultado final da negociação, com o recebimento de 5 milhões de euros, além da contratação de Kléber, fortalece o time para a disputa da Libertadores.

"O Cruzeiro conseguiu um valor que vai nos atender na parte financeira para o clube manter as finanças em dia e recebe jogador cobiçado por muitas equipes do futebol brasileiro. O Cruzeiro entende que tem equipe forte e competitiva para brigar pela Libertadores", observou Guilherme Mendes.

O dirigente minimizou declarações anteriores de Kléber, manifestando sua preferência em permanecer no Palmeiras. De acordo com Guilherme Mendes, essa situação é natural e ele revelou que o jogador conversou com o presidente Zezé Perrella e disse que está com muita vontade de jogar pelo Cruzeiro. O clube celeste não divulgou o salário acertado com o atacante.

Fonte: AE/G1