Democracia no BR e rivalidade na Europa: clássicos param o mundo

Barça x Real, Milan x Inter, Olympique x PSG, Porto x Sporting

Neste domingo, a bola vai dar lugar às urnas no Brasil. Ou seja, nada de futebol em solo verde e amarelo. Mas na Europa a história é outra. O 7 de outubro será recheado de clássicos, entre eles duelos que param cidades, países e, até mesmo, o mundo, como Barcelona x Real Madrid e Milan x Internazionale.

- Um Real e Barça é uma partida que adoramos jogar. Todos apaixonados pelo futebol param nesse dia ? afirmou o técnico José Mourinho, cujo país-natal também vai ter um dérbi neste domingo: Porto x Sporting.


Democracia no Brasil e rivalidade na Europa: clássicos param o continente

Barcelona x Real Madrid

Após vitórias convincentes na Liga dos Campeões no meio de semana, sobre Benfica e Ajax, respectivamente, Barcelona e Real Madrid duelam neste domingo, no Camp Nou, às 14h50m (de Brasília), em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Espanhol. Com 100% de aproveitamento, o clube de Messi, Xavi, Iniesta e companhia lidera o torneio. Devido ao início ruim na competição, o time de Cristiano Ronaldo e Kaká ? que voltou a ser utilizado por José Mourinho e pode aparecer como titular no superclássico - é apenas o sexto colocado, com dez.

Milan x Inter

Afastados da ponta da tabela do Campeonato Italiano, Milan e Inter se enfrentam neste domingo num clássico que pode dar moral e ânimo ao vencedor para correr atrás do líder Juventus. Depois de um começo de temporada com tropeços e vexames, os dois rivais vêm de vitórias na última rodada do Calcio e também nos jogos por competições europeias no meio de semana.

Olympique x PSG

De um lado, o clube mais popular e de maior torcida da França. Do outro, o time da capital recheado de craques contratados a peso de ouro. Esses são Olympique de Marselha e Paris Saint-Germain que se encaram no domingo, às 16h (de Brasília). Apelidado de ?Le Classique?, o duelo no estádio Velódrome vale a liderança do Campeonato Francês. Após sete rodadas disputadas, o time de Marselha lidera com 18 pontos, enquanto o PSG, das estrelas Thiago Silva e Ibrahimovic, vem logo atrás, com 15.

Porto x Sporting

Na Terrinha, um duelo entre dois gigantes do país marca a sexta rodada do Campeonato Português. Na briga pela liderança, o Porto, dos brasileiros Hélton, Fernando, Alex Sandro e Danilo, recebe o Sporting no estádio do Dragão. O time lisboeta não atravessa boa fase - o técnico Sá Pinto pediu demissão na sexta - e, nas últimas temporadas, tem perdido o posto de ?terceira força? de Portugal para o xará Braga. Mas, mesmo assim, o clássico, atrai todas as atenções na imprensa local.

Outros clássicos na Turquia, Rússia, Bélgica...

Na Rússia, o Spartak, dos brasileiros Rafael Carioca, Ari, Welinton e Romulo, enfrenta o CSKA no clássico de Moscou pela 11ª rodada do campeonato local. Os dois rivais tentam encostar no líder Anzhi.

Pelo Campeonato Turco, o Fenerbahçe, sem seu maior ídolo recente ? o brasileiro Alex rescindiu contrato nesta semana por conta de incompatibilidade com o treinador da equipe -, enfrenta o Besiktas no clássico de Istambul.

Na Bélgica, Standard Liège e Anderlecht, que vivem situações opostas, se pegam no domingo. O primeiro soma apenas nove pontos e está a apenas três da zona de rebaixamento. Já a equipe da capital Bruxelas está com 19, em segundo lugar, a dois do líder Brugge.

E na Espanha, antes do superclássico entre Barça e Real, às 7h (de Brasília), Levante e Valencia, dos brasileiros Diego Alves e Jonas, fazem o dérbi da cidade de Valência.

Fonte: GloboEsporte.com