Diego Costa fica a apenas 2 gols de CR7 na luta pela Chuteira de Ouro

Brasileiro naturalizado espanhol chegou aos 15 gols pelo Atlético de Madrid

O atacante Diego Costa parece estar aproveitando a ausência de Cristiano Ronaldo para se aproximar na briga pela Chuteira de Ouro 2013/2014, premiação dada ao maior artilheiro dos campeonatos nacionais na Europa. Com o gol marcado na vitória sobre o Elche, no último sábado, o brasileiro naturalizado espanhol do Atlético de Madrid chegou aos 15 gols e está agora a apenas dois do craque português do Real Madrid, lesionado nas últimas duas partidas do time merengue.


Diego Costa se aproxima de Cristiano Ronaldo na luta pela Chuteira de Ouro

Os principais torneios têm maior peso em relação aos países onde o futebol jogado é, em tese, menos relevante. É o caso do Campeonato Espanhol, do Italiano, do Alemão e do Francês, que tem ao menos um representante cada entre os dez primeiros da lista e cada gol vale dois pontos. Já o Norueguês apresenta pontuação de 1,5, enquanto a Lituânia e a Estônia dão apenas um ponto. Em 2012/2013, o argentino Lionel Messi faturou a Chuteira de Ouro ao marcar 46 vezes com a camisa do Barcelona.

Vem do terceiro lugar, no entanto, a maior surpresa até aqui na temporada europeia. O lituânio Nerijus Valskis, do Suduva, anotou 27 gols (em 32 jogos) na campanha do seu time, que se encerrou ainda em novembro. Muito provavelmente ele será ultrapassado por nomes como Giuseppe Rossi, da Fiorentina, Robert Lewandowski, do Borussia Dortmund, e Zlatan Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain, mas já usufrui de seus 15 minutos de fama.

Confira a lista dos dez primeiros:

1. Cristiano Ronaldo (Real Madrid) - 17 gols - 34 pontos

2. Diego Costa (Atlético de Madrid) - 15 gols - 30 pontos

3. Nerijus Valskis (Suduva-LIT) - 27 gols - 27 pontos

4. Frode Johnson (Odds-NOR) - 16 gols - 24 pontos

5. Vladimir Voskoboinikov (Kalju Nomme-EST) - 23 gols - 23 pontos

6. Abderrazak Hamdallah (Aalesund-NOR) - 15 gols - 22,5 pontos

7. Giuseppe Rossi (Fiorentina) - 11 gols - 22 pontos

7. Robert Lewandowski (Borussia Dortmund) - 11 gols - 22 pontos

7. Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain) - 11 gols - 22 pontos

7. Rimo Hunt (Levadia Tallinn-EST) - 22 gols - 22 pontos

Fonte: GloboEsporte