Domingo de grandes finais no Brasil: Saiba do que seu time precisa para ser campeão estadual hoje

Domingo de grandes finais no Brasil: Saiba do que seu time precisa para ser campeão estadual hoje

Este segundo fim de semana do mês de abril marca o fim de oito campeonatos estaduais pelo Brasil

Este segundo fim de semana do mês de abril marca o fim de oito campeonatos estaduais pelo Brasil. Data almejada por parte dos torcedores de equipes grandes e indesejada pelos pequenos, que têm seu maior momento de glória no ano, os torneios encerram uma edição com menos datas e públicos pequenos. Com todos as decisões em aberto, a luta pelas taças promete fazer os Estaduais retornarem, pelo menos em parte, às décadas de glória.

Das oito finais, apenas uma teve a primeira partida comvitória de uma das duas equipes por mais de um gol de diferença ? Bahia 2 x 0 Vitória, pelo Baiano. De clássicos com a recuperação da honra do clube como principal mote ? Vasco recém-rebaixado a Flamengo com vexame recente na Libertadores ? a zebras ? final do interior no Paraná e Ituano em busca de feito em São Paulo -,incertezas serão o termômetros das decisões.

Veja o que cada equipe precisa para levar o título estadual:

- Campeonato Paulista:

Primeiro jogo: Ituano 1 x 0 Santos

Do que o Santos precisa para ser campeão: Melhor equipe da primeira fase, o Santos precisa de uma vitória por dois gols de diferença para se sagrar campeão do Campeonato Paulista de 2014. Vitória por um gol de diferença leva a decisão do Estadual para os pênaltis.

Do que o Ituano precisa para ser campeão: Em busca de repetir feito até hoje único conquistado pela Inter de Limeira em 1986 com o título paulista sobre o Palmeiras ? a equipe alvinegra é até hoje a única a vencer um grande na decisão do torneio -, o Ituano ficou em boa situação para o duelo de volta: precisa apenas do empate, resultado o qual confia atingir com o apoio da sólida defesa, a melhor da competição.

publicidade

- Campeonato Gaúcho:

Primeiro jogo: Grêmio 1 x 2 Internacional

Do que o Inter precisa para ser campeão: O Inter vai para o segundo jogo da decisão em situação bastante confortável. Como marcou dois gols no campo do Grêmio, pode perder por até 1 a 0, em casa, que será campeão gaúcho. Empate e vitória, obviamente, são do time colorado ? 2 a 1 para o Grêmio leva aos pênaltis e qualquer resultado por um gol de diferença acima disso é gremista.

Do que o Grêmio precisa para ser campeão: O Grêmio terá vida ingrata no jogo de volta da final do Campeonato Gaúcho. Como sofreu dois gols do rival em casa, terá que ganhar por dois gols de diferença em Caxias para levar o troféu. Vitória por um gol de diferença só dará o título ao clube tricolor caso a equipe de Enderson Moreira marque três gols ? 2 a 1 para o Grêmio leva a partida para os pênaltis.

- Campeonato Carioca:

Primeiro jogo: Vasco da Gama 1 x 1 Flamengo

Do que o Flamengo precisa para ser campeão: Campeão da Taça Guanabara ? título referente à primeira fase do torneio -, o Flamengo, eliminado no meio de semana na fase de grupos da Libertadores, precisa apenas de um novo empate para se sagrar campeão carioca, vantagem concedida por regulamento.

Do que o Vasco precisa para ser campeão: Rebaixado para a Série B do Brasileiro em 2013, o Vasco que recuperar a confiança do torcedor com o título estadual, primeiro torneio do ano. Para sair de campo com a taça no domingo, precisa apenas de uma vitória por qualquer resultado.

- Campeonato Mineiro:

Primeiro jogo: Atlético-MG 0 x 0 Cruzeiro

Do que o Cruzeiro precisa para ser campeão: Após confirmar a classificação para a próxima fase da Libertadores no meio de semana, o Cruzeiro quer comemorar o feito com o título Estadual. Para se sagrar campeão, basta empatar o duelo de volta, já que a vantagem de duas igualdades é dada para o time de melhor campanha no torneio.

Do que o Atlético-MG precisa para ser campeão: Para sair com a taça, o time alvinegro terá que conquistar vitória fora de casa. Sem conseguir impor o resultado no duelo de ida, vê o maior rival ter a vantagem de empatar a partida de volta para conquistar o título.

- Campeonato Paranaense:

Primeiro jogo: Londrina 2 x 2 Maringá

Do que o Maringá precisa para ser campeão: A única vantagem do Maringá na fase final é ter o poder de decidir em casa o segundo jogo da final. Para ser campeão, o Maringá precisará da vitória, já que novo empate, por qualquer placar, leva para os pênaltis o duelo.

Do que o Londrina precisa para ser campeão: Sem conseguir sair com a vitória na partida em casa, o Londrina terá que ir para o segundo jogo com a necessidade da vitória fora. Pode empatar, mas a partida será decidida nas penalidades.

- Campeonato Baiano:

Primeiro jogo: Bahia 2 x 0 Vitória

Do que o Vitória precisa para ser campeão: Com melhor campanha do que o rival na primeira fase, o Vitória perdeu a vantagem de empatar os dois jogos da final. Agora, para sair com o título, terá que reverter o placar do Bahia e vencer por dois gols de diferença. Os gols fora de casa não são contados como desempate.

Do que o Bahia precisa para ser campeão: O título do Bahia está praticamente nas mãos da equipe tricolor. O time de Marquinhos Santos pode se dar ao luxo de perder por até um gol de diferença que levantará a taça do Campeonato Baiano de 2014.

- Campeonato Catarinense:

Primeiro jogo: Joinville 2 x 1 Figueirense

Do que o Figueirense precisa para ser campeão: Como teve a melhor campanha do quadrangular da segunda fase, o Figueirense chega para a decisão com a vantagem de decidir em casa e de ser declarado campeão caso as equipes terminem empatadas em pontos e em saldo de gols após os dois jogos finais. Sendo assim, qualquer vitória serve para o Figueirense levar o título.

Do que o Joinville precisa para ser campeão: Com a vitória no primeiro jogo, o Joinville reverteu a vantagem do adversário. A equipe, agora, pode empatar o confronto de volta, fora de casa, para se sagrar campeão.

- Campeonato Goiano:

Primeiro jogo: Atlético-GO 0 x 0 Goiás

Do que o Goiás precisa para ser campeão: Com a melhor campanha no Estadual, o Goiás tem a vantagem de jogar por duas igualdades na decisão do torneio. Por isso, entra em campo neste domingo com a possibilidade de empatar por qualquer número de gols para levantar a taça.

Do que o Atlético-GO precisa para ser campeão: Na partida de volta da final, o Atlético-GO precisará buscar o resultado. Como o empate é do rival, terá que vencer o confronto para comemorar com sua torcida o título goiano de 2014.

Fonte: Terra, www.terra.com.br