Em jogo de pênaltis polêmicos, Corinthians vira sobre o Grêmio na estreia

Em jogo de pênaltis polêmicos, Corinthians vira sobre o Grêmio na estreia

Grêmio fez com Douglas, mas Corinthians virou com Chicão (foto) e Liedson

O Corinthians estreou no Campeonato Brasileiro de 2011 com uma vitória importante: neste domingo, jogando no Estádio Olímpico, o time comandado por Tite derrotou o Grêmio de virada por 2 a 1, em confronto decidido no segundo tempo e marcado pela arbitragem polêmica do pernambucano Nielson Nogueira Dias.

Na partida que reuniu os vice-campeões de São Paulo e do Rio Grande do Sul, cada time teve um pênalti a seu favor, gerando muitos questionamentos. No fim, melhor para os paulistas, que estrearam somando três pontos e provisoriamente na quarta colocação. Os gaúchos, por sua vez, ocupam a 14ª colocação temporária na primeira rodada.

Com um início de jogo mais concentrado, o Grêmio dominou a posse de bola nos primeiros minutos, e quase chegou ao primeiro gol aos 18min do primeiro tempo: em escanteio cobrado pela direita do ataque, o meia Douglas bateu fechado e quase surpreendeu o goleiro Júlio César, que precisou se esticar para evitar o gol olímpico. O Corinthians tentou responder no minuto seguinte em cruzamento de Willian, mas Rodolfo cortou na primeira trave.

O time paulista tentava chegar nas jogadas criadas por Morais, que tentou passe para Paulinho aos 26min e para Liedson por cima aos 28min - o primeiro não chegou, enquanto o segundo foi pego em impedimento. Aos 32min, com um jogo já mais equilibrado, o Grêmio voltou a chegar com perigo: após falta cobrada por Fábio Rochemback na área, Júlio César saiu mal e só não sofreu o gol porque Leandro, na segunda trave, chegou atrasado na bola.

O time de Renato Gaúcho ainda perdeu Rodolfo, contundido, na primeira etapa. Porém, na última boa chance que teve antes do intervalo, aos 39min, Fábio Rochemback recebeu na entrada da área e arriscou chute forte, que explodiu na defesa corintiana. Melhor para os paulistas, que tentaram novamente com Morais aos 44min, em cruzamento que bateu em Lúcio e saiu para escanteio.

Após o intervalo, o Grêmio aproveitou a primeira chance que teve para, enfim, fazer 1 a 0. Aos 14min, Leandro disparou pela esquerda e foi ao chão após choque com Leandro Castán na entrada da área; pênalti, que Douglas cobrou no alto e converteu. Desta forma, o Corinthians se viu obrigado a sair, e quase empatou aos 17min, em chute cruzado de Ramírez pela esquerda, que só não entrou porque Saimon tirou em cima da linha.

Mas o empate veio, e novo lance duvidoso. Aos 20min, Liedson recebeu pela direita e partiu para cima da marcação de Lúcio; o lateral tocou o tornozelo do atacante, que caiu. Novo pênalti, que Chicão cobrou no canto direito de Victor para vencer o goleiro. Aí, embalado, o Corinthians quase conseguiu a virada aos 24min: após passe de Danilo na esquerda, Fábio Santos acertou um forte chute da entrada da área, que Victor espalmou.

Mas se o Grêmio não aproveitara seu bom momento no primeiro tempo, o Corinthians aproveitou seu segundo tempo para virar. Aos 28min, após lateral cobrado pela direita, Danilo cabeceou e a bola sobrou para Liedson, que acertou um bonito voleio para fazer o segundo gol do Corinthians. E o terceiro gol só não veio com Paulinho porque o chute do volante, aos 36min, parou em mais uma defesa de Victor.

Os gremistas ainda tentaram aos 47min, mas a falta levantada na área não encontrou ninguém. Os dois times voltam a entrar em campo agora no próximo domingo, em jogos às 16h (de Brasília) pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Corinthians recebe o Coritiba no Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), enquanto o Grêmio visita o Atlético-PR na Arena da Baixada.

Fonte: Terra, www.terra.com.br