Estudante Piauiense vence campeonato Brasileiro de Karatê

O estudante vem conquistando medalhas como ouro em campeonatos.

O estudante piauiense Giovane Clinton Celestino de Sousa foi o campeão, na categoria sub 21, da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê 2015 que aconteceu no último final de semana, em Palmas (TO). A competição reuniu o grupo IV do Campeonato, que contou com a presença dos estados do Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Tocantins e Pará.

Image title


O evento contou com mais de 300 atletas inscritos nas categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Cadete, Júnior, Sub-21, Sênior e Master. O torneio aconteceu entre os dias 12 e 14 de junho.

Aluno da segunda série do Ensino Médio do CETI (Centro de Educação de Tempo Integral) Solange Viana, onde treina por meio do projeto mais educação, Giovane luta judô e karatê e iniciou sua vida esportiva no judô com 13 anos, em 2010, e no karatê em 2012, aos 15 anos.

"Foi muito bom o resultado, pois consegui viajar já foi uma grande vitória pra nós. Só pude participar da competição porque contei com o apoio de familiares e amigos que acreditaram em mim e com bastante sacrifício puderam me ajudar. Meus pais, a ex-diretora da escola, a atual, meus treinadores, enfim, foi muita gente envolvida que venceu junto comigo", conta o aluno/atleta. Giovane conta ainda que já tentou participar da competição duas vezes, mas só agora conseguiu.

Para o treinador Fabrício Aurélio foi uma grande conquista a vitória. "Treino apenas há um ano com Giovane e ele é um menino bastante comprometido e interessado com o esporte. É gratificante ver esse resultado, tendo em vista que trabalhamos em um ambiente de risco, onde a droga poderia tirá-lo da vida escolar e esportiva". O treinador conta ainda que foi bastante difícil participar do campeonato. "Foi com o apoio da família e dos amigos que além de investirem, ainda realizaram eventos para conseguir uma melhor assistência na ida e durante a competição", comenta. Giovane também treina na Federação Piauiense de Karatê e no projeto social Judô Shalon com Wherberton Carlos.

O estudante vem conquistando medalhas como ouro no campeonato de Karatê em Parnaíba; ouro no Campeonato Paulo Ferraz, ouro no Campeonato da Unidade Escolar Solange Viana e ouro no campeonato do Programa Mais Educação.

A 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê - Grupo IV é organizada pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) em parceria com a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes).

Fonte: Seduc