Estudo mostra como serão os carros de Fórmula 1 em 2030

Modelos que estarão nas pistas em 2030

"Há sempre a oportunidade de apresentar uma boa solução de design ao invés do contrário."

Esta é uma declaração que está em minha cabeça até hoje. O homem que disse isso, Peter Stevens, projetou o carro da McLaren de rua, bem como o Jaguar XJ220, duas criações fabulosas e icônicas. Ele tem um bom registro no esporte também, se envolvendo com o Subaru Impreza do WRC e do BMW V12 LMR.

Ele entrou em contato comigo há alguns anos, porque ficou enfurecido com as abominações visuais criadas pelos novos regulamentos dos bicos da F1 e eu lhe dei um palanque para desabafar sua raiva. Ele sentiu que os carros de F1 devem ter um visual bonito e ter o máximo de desempenho.

Como ele, acredito que o topo do esporte deve ter a excelência em design. E quando se trata de aerodinâmica, a F1 se sobressai claramente no mais alto grau.

Recentemente, falei com Nick Downes que desenhou os carros da Jordan no final dos anos 1990 e ele comentou como é irônico hoje a F1 ter aversão quando se fala de ousadia no design, algo que sempre esteve em seu DNA.

Image title
Image title

Downes entrou na esfera da competição após escrever cartas para construtores de automóveis, proprietários de equipe de F1 e Bernie Ecclestone, há 30 anos, sugerindo que "um bom projeto iria melhorar seus negócios". Acho que ainda é válido hoje (a propósito, Bernie respondeu Nick, que projetou o logotipo 'voador' da F1).

Quando a Fórmula 1 redesenhou seu carro de 2009, provou que pode ousar e ser diferente. Mas não demorou muito para que todos aqueles apêndices aerodinâmicos voltasse a preencher as superfícies novamente.

Poderiam existir áreas em um carro de corrida que seriam 'zonas proibidas' para a equipe que cuida de aerodinâmica, em que desenhistas adicionariam algumas formas mais atraentes?

Pedimos a alguns designers a olharem para a frente, em 2030, em um exercício sem limites para mostrar como o esporte pode parecer daqui a 14 anos.

Image title

Image title

Portanto, tome alguns momentos para rever seus conceitos sobre o futuro de como o esporte a motor - da F1, passando pela LMP1 e até mesmo a NASCAR - pode ter como visual.

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Fonte: Terra