Ex-companheiras choram a perda de Walewska, campeã olímpica pelo Brasil

Foram anos de convivência. Ao longo desse período, José Roberto Guimarães testemunhou Walewska construir uma trajetória de brilho.

Zé Roberto em momento de homenagem a Walewska | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (21), lamentavelmente, ocorreu o falecimento da ex-jogadora de vôlei Walewska, aos 43 anos, em São Paulo. A causa do seu óbito ainda não foi revelada. A notícia abalou a comunidade esportiva, com clubes, treinadores e colegas atletas expressando suas condolências pela perda da campeã olímpica de Pequim, em 2008.

Foram anos de convivência. Ao longo desse período, José Roberto Guimarães testemunhou Walewska construir uma trajetória de brilho. No entanto, não se limitou apenas a isso. Além da conquista do ouro nas Olimpíadas de Pequim e de inúmeras outras vitórias, a relação entre o treinador e a jogadora transcendeu as quadras. Com a trágica notícia do falecimento da ex-central, o treinador se viu em um abismo emocional.

"Ela era verdadeiramente excepcional. Qualquer técnico ou equipe desejaria ter uma atleta como ela. Era uma mulher madura, tranquila, mas com uma vontade incrível de realizar e concretizar suas metas. Estamos completamente desnorteados. A perda nos abala profundamente. É como se tivéssemos perdido uma filha. Eu perdi uma filha. É um momento extremamente doloroso para todos nós."

As ex-companheiras de equipe de Walewska na Seleção Brasileira de vôlei, incluindo Jaqueline, Fabi Alvim, Thaísa, Paula Pequeno e Sheila, prestaram homenagens emocionadas à sua memória.

Em suas mensagens nas redes sociais, Jaqueline escreveu: "A morte é uma certeza, mas continua nos surpreendendo quando chega sem aviso. Foi um prazer enorme te conhecer e jogar ao teu lado, Wal. Sua presença nessa nossa trajetória olímpica foi essencial para nosso primeiro ouro olímpico. Você sempre foi um exemplo de garra, força, liderança e disciplina. Vai deixar saudades e o seu legado será eterno. Que Deus te receba em seus braços".

Fabi compartilhou suas lembranças dizendo: "Todos se rendiam a ela! Elegante, respeitosa, dona de uma china espetacular, risada maior que os seus 1,90, parceira, cuidadosa, líder e vencedora por onde passou! São tantos momentos inesquecíveis, Wal… obrigada por tudo! Bastava conhecer uma vez pra enxergar sua luz! Não conheço quem não te admirasse e respeitasse! Descanse em paz! Ainda tentando processar tudo! Foi um privilégio desfrutar da sua companhia!".

Thaísa expressou seu luto: "Que dor... que perda! Ainda é difícil de acreditar... Você era energia e luz por onde passava! Foi um exemplo como atleta e ainda mais como pessoa! Estou com o coração partido e ainda anestesiada. Que Deus a receba em Seus braços de amor! Descanse em paz, Wal!".

Paula relembrou com carinho: "Quero lembrar de você assim… guerreira, obstinada, exemplo de disciplina, força e inteligência. Ainda bem que tive tempo de dizer pra você olhando nos seus olhos o quanto eu a admirava. Você sempre foi uma líder, um exemplo para a nossa geração e para todas as outras que vierem. Só quem esteve em 2008 sabe da sua importância para realizar aquele feito aliás, as 12 são as mulheres mais admiráveis da minha vida e acabamos de perder uma das maiores. Você vai muito cedo, tinha muita elegância para espalhar fora das quadras também. Se você estava em sofrimento, agora passou e você já está nos braços do Pai mas se for algo diferente disso, o universo nos mostrará e mesmo assim você estará ao lado de Deus. Tenha paz eterna! Obrigada por fazer parte de toda a nossa história".

Sheila escreveu com pesar: "Walzinha, você sempre foi um exemplo para mim dentro e fora das quadras. Dor é grande demais. Agora o luto é diferente pela sua partida precoce. Força para toda sua família e amigos, descanse em paz".

Além das campeãs olímpicas de 2008, as jogadoras da atual geração do vôlei brasileiro, como Gabi Guimarães, Rosamaria e Pri Daroit, também manifestaram seu pesar, assim como o técnico Bernardinho e seu filho, Bruninho, capitão do time masculino, demonstraram apoio e reconhecimento à grande atleta que Walewska foi.

A partida de Walewska deixa um vazio na comunidade do vôlei e um legado de inspiração para gerações futuras. Que ela descanse em paz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES