FCP busca apoio de Firmino para criar espaço para treino de atletas

A FCP esteve reunido em audiência do prefeito de Teresina

Audiência com o Prefeito de Teresina, Firmino Fllho (Crédito: Divulgação)
Audiência com o Prefeito de Teresina, Firmino Fllho (Crédito: Divulgação)

A Federação de Ciclismo do Piauí - FCP já arregaça as mangas para desenvolver ações em prol do ciclismo piauiense. A primeira delas foi uma audiência com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, no gabinete do prefeito municipal. Entre as reivindicações da diretoria da FCP foi a solicitação de espaços para os treinos dos atletas, que disputam provas e sejam federados, uma vez que as ciclovias já implantadas na capital atendem a toda a população que faz uso da bicicleta, mas que não atende às necessidades dos ciclistas amadores que disputam os campeonatos estaduais, bem como as competições nacionais e regionais.

Uma sugestão, prontamente acatada de início por Firmino Filho, que também pratica o ciclismo de lazer na cidade, foi a estruturação de uma pista para treinos dos atletas em todo o entorno do Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, que fica na entrada da cidade, no sentido do município de Altos. O local, que tem um percurso de cerca de 4,5 km, seria propício para a construção asfáltica da pista, que com a estrutura já montada servirá tanto para a prática da modalidade estrada, quanto para o mountain bike.

O presidente da FCP, George Rodrigues, informou que a solicitação da entidade é pertinente, pelos riscos que os competidores estão expostos ao treinarem para as competições nas vias pavimentadas da capital, disputando os espaços sem sinalização para o ciclista com veículos motorizados e com pedestres. "Os atletas têm treinado nas avenidas que oferecem melhor condições, como a Av. Marechal Castelo Branco, a Av. Maranhão, Cajuína e a Raul Lopes, porém não existe sinalização horizontal e vertical suficientes, nem mesmo as condições ideais para o treino de alta performance dos atletas, pois os riscos de acidentes se tornam flagrantes", justificou.

O chefe do Executivo Municipal concorda que os atletas do ciclismo precisam de segurança para exercerem seus treinamentos de forma adequada e disse que, primeiro será necessária uma comunicação com o Governo do Estado para cessão do local, para, em seguida, "preparar o orçamento e buscar alternativas de financiamento". A princípio,, Firmino afirmou que a falta de recursos impede a estruturação com orçamento do município. George Rodrigues se colocou à disposição para ajudar na busca de parcerias que possam investir em parte da estruturação do espaço para treino dos atletas, o que, não necessitaria de tantos recursos, a princípio a pista asfáltica, sinalização, e possivelmente a estruturação da própria sede da Federação no local, onde funciona a Expoapi.

Outro ponto tratado foi a sugestão de sinalização e ampliação de ciclovias na capital, integrando algumas vias de acesso que possa melhorar o fluxo de ciclistas na cidade com mais segurança. Entre esses trechos, foi solicitado uma sinalização na Av. Marechal Castelo Branco do CEFAP até o trecho final da avenida, no cruzamento com a Av. Duque de Caxias, na zona Norte."Com mais ciclovias e sinalização vertical e horizontal, poderemos solicitar junto à Confederação Brasileira de Ciclismo competições de destaque nacional, como os Grande Prêmios", explicou George Rodrigues. Participaram ainda da audiência o vice-presidente da FCP, Nilo Veloso Neto, o presidente do Pedal Bikers Club, Ricardo Matos, e os ciclistas e triatletas Leonardo Leal e Sérgio Honório.

Fonte: Portal MN