Felipão vive dilema entre defesa e ataque para decisão em casa

Felipão vive dilema entre defesa e ataque para decisão em casa

Verdão encara Santo André nesta quinta (21) podendo até perder por 1 a 0

O Palmeiras entra em campo na tarde desta quinta-feira (21) diante do Santo André com ampla vantagem. Como venceu na semana passada no ABC, o Verdão pode até ser derrotado por 1 a 0 que garante a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. No entanto, o técnico Luiz Felipe Scolari esbanja cautela na preparação.

No treino desta terça-feira (19) na Academia de Futebol, Felipão testou duas formações com características distintas. Sem contar com o meio-campista Tinga, poupado pelo desgaste físico, o treinador fez um revezamento entre Luan e João Vitor.

O Palmeiras iniciou o coletivo em uma postura mais ofensiva, com a presença de um trio de atacantes: Kleber e Wellington Paulista ficariam mais próximos da meta rival, enquanto Luan preencheria o lado esquerdo e também ajudaria na marcação.

Aliás, a função tática do esforçado Luan neste esquema ofensivo seria fundamental para o Palmeiras. Afinal, o chileno Valdívia, responsável pela criação das jogadas, não tem a característica de contribuir com a defesa.

Na segunda parte do coletivo, Felipão optou por um meio-campo pegador. Assim, João Vitor ficou com a vaga de Luan e formou um setor de marcação forte, ao lado de Marcos Assunção e Márcio Araújo. Apenas Valdívia, Kleber e Wellington Paulista teriam uma liberdade maior no ataque.

Contudo, uma formação mais defensiva poderia chamar o Santo André para o campo do Palmeiras, como ocorreu na eliminação do ano passado contra o Goiás, pela Copa Sul-Americana. O volante Marcos Assunção ressalta que o time alviverde da temporada 2011 não está acostumado a jogar com três volantes.

- São duas opções diferentes, um é volante, o outro é praticamente um ponta. Estamos acostumados a jogar de uma forma, ainda não atuamos com três volantes neste ano, mas o nosso técnico sempre trabalha algumas alternativas.

Além dos testes realizados no coletivo, um fator dificulta ainda mais a missão de desvendar a escalação do Palmeiras para quinta-feira: Tinga pode aparecer entre os titulares. Se treinar normalmente nesta quarta-feira, o meio-campista é outra opção para a decisão no Pacaembu.

Fonte: R7, www.r7.com