Fifa anuncia 23 candidatos a melhor do mundo; Neymar está na lista 

O único brasileiro entre os nomes é Neymar.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fifa anunciou nesta sexta-feira os 23 indicados ao troféu de melhor jogador de 2016, que será entregue no dia 9 de janeiro de 2017. Estão presentes na lista os considerados favoritos Cristiano Ronaldo, Messi, Griezmann, Suárez e Bale. O único brasileiro entre os nomes é Neymar. A premiação não é mais feita em parceria com a Bola de Ouro da revista "France Football", e agora é batizada de "The Best", com votos de capitães e técnicos da seleções, jornalistas e até torcedores. A votação popular já está aberta no site da Fifa, que obriga o usuário a fazer login antes da participação.

Entre os 23 candidatos chama a atenção a presença de três jogadores que conquistaram o título inglês com o Leicester City, na temporada passada: Mahrez, Vardy e Kanté (hoje no Chelsea). A seleção portuguesa, campeã da Eurocopa, entretanto, tem como único representante o astro Cristiano Ronaldo - enquanto a vice-campeã França conta com quatro representantes: Griezmann, Pogba, Payet, além de Kanté.


O volante francês do Chelsea, inclusive, é um dos jogadores da lista divulgada pela Fifa que não está entre os 30 nomes apontados para a Bola de Ouro, ao lado de Özil e Alexis Sánchez. A lista elaborada revista "France Football", por sua vez, conta com 10 nomes ausentes na relação da entidade máxima do futebol mundial: Aubameyang, Dybala, Godín, Higuaín, Koke, Lloris, Müller, Pepe, Rui Patrício e Vidal.

O Real Madrid - vencedor da Liga dos Campeões pela segunda vez em três temporadas - é o clube com mais representantes entre os indicados: cinco. O Barcelona, que conquistou o Campeonato Espanhol novamente, tem quatro jogadores na lista. Arsenal, Bayern de Munique, Leicester, Manchester City e Manchester United têm dois atletas entre os 23, e Atlético de Madrid, Chelsea, Juventus e West Ham, apenas um.


A premiação:


O prêmio foi criado pela Fifa em 1991 com o nome de "Jogador do Ano". Entre 2010 e 2015, a entidade fez uma parceria com a "France Football" para entregar a "Bola de Ouro Fifa", unindo assim os dois troféus individuais mais importantes em uma festa só. Para este ano, a revista francesa voltou a organizar sozinha a Bola de Ouro e divulgou na semana passada sua lista de 30 indicados, que receberão votos apenas de jornalistas selecionados pela publicação - Neymar é o único atleta brasileiro.


Novamente sozinha, a Fifa mudou o nome do seu prêmio e adotou nova fórmula de eleição também. A entidade confirmou que o público participará das votações para melhor jogador e melhor técnico no futebol masculino e feminino (por insistência do presidente Gianni Infatino), representando 50% dos votos ao lado de 200 jornalistas - os demais 50% são representados por técnicos e jogadores.  Além disso, foi lançado um troféu voltado para torcidas (Fan Award), que também será decidido com voto do público.


Durante a semana, a entidade divulgou os concorrentes de outros prêmios. Entre os técnicos masculinos, destaca-se a presença de nomes como Zinedine Zidane (Real Madrid), Pep Guardiola (Manchester City) e Fernando Santos (Portugal) entre os 10 indicados. Na eleição das jogadoras, Marta voltou a ser relacionada entre as 10 melhores após ter ficado fora em 2015.


Os 23 indicados:


Bale, Cristiano Ronaldo, Kroos, Modric e Sergio Ramos (Real Madrid); Iniesta, Messi, Suárez e Neymar (Barcelona); Mahrez e Vardy (Leicester City); Neuer e Lewandowski (Bayern de Munique); Agüero e De Bruyne (Manchester City); Ibrahimovic e Pogba (Manchester United); Özil e Sánchez (Arsenal); Griezmann (Atlético de Madrid); Kanté (Chelsea); Buffon (Juventus); e Payet (West Ham).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES