Fluminense vence Grêmio e continua líder

Com 26 pontos, o Fluminense pela primeira vez completa duas rodadas consecutivas na ponta do Brasileiro

Líder do Campeonato Brasileiro, o Fluminense justificou sua grande forma com uma expressiva vitória em Porto Alegre. Neste domingo, diante de um Grêmio em má fase e um pressionadíssimo Silas, venceu com autoridade por 2 a 1, gols de Mariano e Emerson, e manteve a ponta da competição apesar da vitória do Corinthians no Pacaembu.

Com 26 pontos, o Fluminense pela primeira vez completa duas rodadas consecutivas na ponta do Brasileiro. Já o Grêmio, com 12 pontos, segue na incômoda 18ª posição.

Bastante pressionado depois da derrota, o treinador Silas negou com veemência, antes do jogo, informação veiculada pela imprensa gaúcha de que deixaria o Grêmio para comandar o São Paulo. Ele pediu responsabilidade aos repórteres que chegaram a garantir sua saída.

Vitória que mantém ponta para o Flu

Sem a dupla de ataque titular e ainda o zagueiro Ozeia, Silas precisou tentar soluções que não foram felizes para o Grêmio, ainda desfalcado por Victor, que se juntou à Seleção Brasileira nos Estados Unidos. Muricy Ramalho escalou seu time sem Belletti e Carlinhos, machucados.

As novidades ficaram por conta de Willian Magrão, atuando de zagueiro, e ainda Roberson e André Lima na frente. Fábio Santos, recuperado de lesão, jogou na ala esquerda. Já o Fluminense teve as entradas de Fernando Bob como volante e Júlio César na lateral.

Após um início de muito equilíbrio no Estádio Olímpico, o Fluminense abriu o marcador graças a uma jogada de bola parada aos 16min. Da entrada da área, Mariano cobrou falta por baixo. Atrapalhado, André Lima foi tentar afastar o perigo e desviou a trajetória do chute, eliminando todas as chances do goleiro Marcelo Gröhe.

O Grêmio ainda tentava se acertar após o gol quando foi aniquilado em um contra-ataque de manual do líder do Brasileiro. Emerson recebeu de Conca em alta velocidade, fintou a marcação de Willian Magrão, limpou também o goleiro Marcelo Gröhe e só empurrou para o gol vazio aos 19min.

Em seguida, em novo contra-ataque, mais uma vez Emerson chutou, desta vez sem sucesso. O Grêmio, mesmo de mal com a torcida, ainda criou algumas chances. Willian Magrão buscou o gol em bola aérea após falta batida por Douglas. Maylson, atuando como ala, escapou pela direita e finalizou com força, nas redes de Fernando Henrique pelo lado de fora.

Esperto em campo, o Fluminense ameaçou sempre que possível no primeiro tempo. Diguinho, em bela jogada individual, limpou a marcação e chutou da entrada da área, por cima. Em escanteio, novamente provou calafrios no torcedor gremista, que ainda teve tempo de lamentar. Na última boa jogada da etapa inicial, André Lima apareceu livre no meio dos zagueiros e chutou, mas foi parado por Fernando Henrique e sua tradicional defesa com os pés.

Após o intervalo, os dois times tiveram modificações. Lesionado no tornozelo, Emerson deixou o campo após grandes 45 minutos para a entrada de Rodriguinho. Buscando uma equipe mais ofensiva, Silas sacou Adílson e apostou em Souza, que durante a semana havia reivindicado mais oportunidades.

O segundo tempo começou, mas o panorama não ficou muito diferente. A primeira boa chance de perigo foi com Mariano, chutando de primeira, da entrada da área, e assustando. A primeira finalização gremista só surgiu aos 14min, com Souza batendo à direita do gol.

Pendurado com cartão amarelo, Fernando Bob exagerou em dividida com Souza, recebeu o segundo e foi excluído da partida por Wilton Pereira Sampaio. Muricy imediatamente sacou Rodriguinho e colocou o meia Marquinho em campo.

Apesar da superioridade numérica, o Grêmio não conseguia traduzir sua busca ao ataque em oportunidades de gol. A melhor chance pintou apenas aos 35min, mas caiu no pé errado: Roberson deixou André Lima de cara para o gol, sem goleiro pela frente, mas ele chutou por cima.

Em seguida, André Lima se redimiu: recebeu de Souza na grande área e bateu para o gol, sem chances para Fernando Henrique.

O Grêmio volta a jogar pelo Brasileiro no próximo domingo, às 18h30, contra o Goiás também no Olímpico. Antes, na quarta, tem o Goiás pela Copa Sul-Americana. O Fluminense recebe o Internacional no Maracanã, às 16h, no mesmo dia.









FICHA TÉCNICA

Grêmio 1 x 2 Fluminense

Gols

Fluminense: Mariano, aos 16min, e Emerson, aos 19min do 1º tempo

Grêmio: André Lima, aos 43min do 2º tempo

Personagem do jogo

Silas, bastante pressionado após nova derrota

Esquema Tático do Grêmio

3-4-1-2

Marcelo Gröhe; Willian Magrão, Rafael Marques e Rodrigo; Maylson, Ferdinando, Adílson (Souza) e Fábio Santos; Douglas; André Lima e Roberson

Treinador: Silas

Esquema Tático do Fluminense

3-4-1-2

Fernando Henrique; Gum, Leandro Euzébio e André Luís; Mariano, Fernando Bob, Diguinho e Júlio César; Conca; Emerson e Washington

Treinador: Muricy Ramalho

Cartões amarelos

Grêmio: Willian Magrão, Maylson

Fluminense: André Luís, Gum, Fernando

Cartão vermelho

Fluminense: Fernando Bob

Árbitro

Wilton Pereira Sampaio (DF)

Local

Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Fonte: Terra, www.terra.com.br