Flu vence Vasco com gol aos 3 minutos e retoma a liderança

Flu vence Vasco com gol aos 3 minutos e retoma a liderança

O Fluminense conseguiu segurar a pressão do Vasco e venceu o clássico carioca

Jogando no Engenhão, o Fluminense conseguiu segurar a pressão do Vasco e venceu o clássico carioca por 1 a 0 neste domingo. A equipe cruzmaltina atacou na maior parte da partida, mas não conseguiu superar a marcação adversária O triunfo obtido com gol de Tartá nos primeiros minutos do jogo deixa os tricolores na liderança do Campeonato Brasileiro.

O Flu contava com esse triunfo, uma vez que Cruzeiro e Corinthians, seus principais adversários na briga pelo título, também venceram suas partidas. A equipe do técnico Muricy Ramalho chegou a 61 pontos, uma mais que os rivais. Já o Vasco segue para um fim de campeonato melancólico. Está na 11ª posição, com 45 pontos.

Ainda com seus já tradicionais desfalques no ataque (Emerson e Fred buscam recuperação física), o Flu teve Tartá ao lado de Washington na frente. Diguinho foi outra ausência, este por suspensão, sendo substituído por Valencia.

No Vasco, Éder Luis era dúvida, mas veio a campo ao lado de Nunes e Jonathan. Sem o suspenso Zé Roberto, Felipe precisou ficar encarregado pela armação da partida, tendo ainda o apoio de Fagner e Max pelas laterais.

O jogo

O jogo começou animado, com os dois times criando boas oportunidades cedo. Aos 2min, Nunes completou cruzamento de Jonathan e mandou a bola perto do travessão. Um minuto depois, o Flu respondeu com um gol. Washington cortou a marcação e chutou cruzado para a defesa de Ricardo Berna. Tartá chegou no rebote e empurrou para o fundo das redes.

Depois do gol, o jogo permaneceu aberto, com o Vasco buscando o empate. O time tricolor passou a aguardar em seu campo de defesa, esperando espaços na marcação rival. Aos 13min, Marquinho cabeceou e Fernando Prass fez defesa tranquila. O Flu ameaçou de novo sete minutos depois, em chute de Conca que foi espalmado pelo goleiro vascaíno.

As equipes abusavam dos erros de passe, o que facilitava o trabalho das defesas. Os tricolores eram mais contundentes, porém, chegando ao ataque com mais frequência. O Vasco teve boa chance aos 30min, depois de jogada de Fagner, mas Nunes foi travado na hora da finalização.

A equipe cruzmaltina aproveitou os últimos minutos para testar a defesa adversária. Aos 34min, Éder Luis cobrou falta e Cesinha cabeceou, mas Lomba fez boa defesa. Seis minutos depois, Felipe arriscou chute de fora da área e a bola passou perto da trave. Aos 43min foi a vez de Max ameaçar em finalização que passou à direita do gol de Berna.

Etapa complementar

O segundo tempo começou truncado, sem boas chances de gol. A primeira chance saiu aos 7min, em cabeçada de Washington que ficou nas mãos de Prass. Quatro minutos depois, o Vasco respondeu quando Jonathan girou sobre a marcação e finalizou para a bela defesa de Berna.

Ciente de sua vantagem, o Fluminense atacava pouco, enquanto o Vasco tenta jogadas com Nunes na entrada da área. Depois que superou os erros de passe, o time cruzmaltino começou a criar mais perigo. Aos 20min, Dedé cabeceou fácil para a defesa de Berna.

Aos 21min, o Fluminense perdeu chance incrível de ampliar. Marquinho avançou sem marcação à área, mas demorou para chutar e foi travado antes da finalização. O Vasco seguiu com maior posse de bola depois do susto, mas sem dar muito trabalho a Berna.

Quem criou boa chance foi o Flu, que só não marcou aos 32min porque Washington finalizou de canela, mandando a bola pela linha de fundo. A pressão vascaína prosseguiu, e aos 36min Nunes chutou de primeira e acertou a trave esquerda de Berna. O time cruzmaltino seguiu atacando até o minuto final, mas não evitou a derrota.

O Fluminense ainda desperdiçou mais uma chance aos 48min. Conca arrancou à área, não finalizou e rolou para Washington. O centroavante também demorou para chutar e foi desarmado.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 1 x 0 Vasco

Gols

Fluminense: Tartá, aos 4min do 1º tempo

Ponto Forte do Fluminense

Zagueiros estiveram em grande dia, vencendo as disputas pelo alto e por baixo.

Ponto Forte do Vasco

Explorou bem as jogadas pelas laterais para passar pela marcação do Flu.

Ponto Fraco do Fluminense

Ficou muito recuado, especialmente no segundo tempo. Quando criou chances, desperdiçou.

Ponto Fraco do Vasco

Erros de passe dificultaram o trabalho da criação.

Personagem do jogo

Ricardo Berna: pelo segundo jogo seguido, se destacou e evitou que o Fluminense fosse vazado.

Esquema Tático do Fluminense

4-4-2

Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Fernando Bob, Valencia, Marquinho (Júlio César) e Darío Conca; Tartá (Thiaguinho) e Washington (Rodriguinho). Técnico: Muricy Ramalho

Esquema Tático do Vasco

4-4-2

Fernando Prass, Fagner, Cesinha, Dedé e Max (Irrazábal); Rafael Carioca (Fumagalli), Rômulo e Felipe; Éder Luís (Jefferson Silva), Jonathan e Nunes. Técnico: Paulo César Gusmão

Cartões amarelos

Fluminense: Gum, Conca e Tartá

Vasco: Fagner, Rafael Carioca, Nunes e Jonathan

Árbitro

Pericles Bassols Cortez (RJ)

Local

Estádio do Engenhão, em Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Terra, www.terra.com.br