Fluminense e Fla fazem 1º clássico no campeonato

Fluminense e Fla fazem 1º clássico no campeonato

Equipes passam por momentos instáveis e buscam afirmação no torneio

Fluminense e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (26), às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo marca o primeiro clássico carioca pela competição. As duas equipes ainda não conseguiram convencer seus torcedores na temporada e um duelo de tanta rivalidade pode ser encarado como o confronto perfeito para devolver a confiança.

Com apenas três pontos conquistados, o Fluminense, que vem de derrota por 1 a 0 para o Corinthians, não conseguiu ter boas atuações na competição e sua torcida está impaciente, principalmente porque as campanhas no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil ficaram abaixo da expectativa.

Por outro lado, o Flamengo soma cinco pontos e vem de triunfo por 3 a 1 sobre o Grêmio Prudente. Contudo, a eliminação na Copa Libertadores ainda mexe com os torcedores, que querem uma resposta positiva em campo.

Neste cenário, Rogério Lourenço, técnico do Flamengo, e Muricy Ramalho, comandante do Fluminense, reconhecem que a vitória no clássico será muito bem recebida neste momento. O treinador rubro-negro espera uma boa partida.

- O triunfo diante do Grêmio Prudente teve uma importância estratégica, pois estávamos vindo de uma eliminação contra a Universidad de Chile e o clima ficaria muito ruim com um tropeço no Maracanã. Mas agora temos a oportunidade de pegarmos embalo para encerrarmos essa primeira fase da competição, antes da parada para a Copa do Mundo, em uma boa colocação.

Muricy também passa a impressão de que considera o clássico estratégico para o Tricolor.

- Ganhar clássico é sempre muito importante, mas no Campeonato Brasileiro a vitória no Maracanã será sempre fundamental, independentemente do rival e da nossa situação na tabela de classificação. Queremos muito o resultado positivo para não perdermos muito contato com o pelotão de frente da competição.

Dentre os jogadores existe o sentimento comum de que a presença da torcida será fundamental para o bom desempenho do time dentro das quatro linhas. O lateral esquerdo Juan confia na força da nação rubro-negra.

- A torcida do Flamengo esteve sempre ao nosso lado ao longo dos últimos anos e sabe da importância de fazermos um grande Campeonato Brasileiro, pois é a competição que nos restou na temporada e estamos defendendo o bicampeonato. Os três pontos desse jogo serão tão importantes quanto os das rodadas finais.

Por sua vez, os tricolores também querem o apoio de seus torcedores. O volante Diguinho pede a presença da torcida para o clássico.

- O Fluminense é sempre mais forte com o apoio de sua torcida. Estamos na fase inicial da competição, o grupo ainda não está completo, o entrosamento não é o ideal e todos nós sabemos que precisamos evoluir. Justamente por conta desse conjunto de coisas que o apoio da torcida se torna ainda mais fundamental.

Para este jogo, ambos os treinadores não confirmaram a escalação. Muricy Ramalho não deverá mexer no time que foi derrotado pelo Corinthians, até porque, mesmo com o resultado negativo, o Tricolor foi superior ao Timão durante vários momentos do confronto.

Porém, Muricy poderá perder o atacante Fred, que sentiu um desconforto na coxa direita no último treino e será submetido a um teste de vestiário. André Lima está de sobreaviso.

No Flamengo, a principal dúvida está no ataque. Como Adriano está sendo negociado com a Roma e Bruno Mezenga, que atuou contra o Grêmio Prudente, está de malas prontas para a Polônia, Vinícius Pacheco e Dennis Marques disputam para ver quem será o companheiro de Vagner Love.

Flamengo e Fluminense se enfrentaram apenas uma vez nesta temporada, pela fase de classificação da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Naquela ocasião, os flamenguistas conseguiram uma vitória histórica por 5 a 3, depois de terem ido para o intervalo sendo derrotados por 3 a 1.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE x FLAMENGO

Local: Estádio Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 26 de maio de 2010, quarta-feira

Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)

Assistentes: Marco Aurélio Pessanha (RJ) e Ricardo de Almeida (RJ)

FLUMINENSE: Rafael; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo, Diguinho, Marquinho e Darío Conca; Rodriguinho e Fred (André Lima)

Técnico: Muricy Ramalho

FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, David e Juan; Toró, Willians, Camacho e Michael; Vinícius Pacheco (Dennis Marques) e Vagner Love

Técnico: Rogério Lourenço

Fonte: R7, www.r7.com