Grêmio bate o Botafogo por 2 a 0

O Grêmio conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro.

O Grêmio conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, na estréia do técnico Paulo Autuori, o time gaúcho bateu o Botafogo por 2 a 0, no Estádio Olímpico, e chegou aos quatro pontos na competição. O clube carioca tem apenas dois pontos.

Autuori já começou a mostrar sua cara no comando do Grêmio. Colocando o volante Túlio na equipe, o técnico permitiu que Tcheco jogasse mais avançado e auxiliasse Souza na armação das jogadas.

O resultado foi uma série de chances criadas pelo time da casa, a maioria em chutes de fora da área. Jonas, Fábio Santos, Souza e Tcheco tiveram boas oportunidades de abrir o placar no primeiro tempo. A melhor dessas chances foi com Fábio, que recebeu belo lançamento de Jonas e acertou um belo chute, por cima do gol de Castillo.

O goleiro botafoguense, que fazia sua primeira partida no ano, esteve inseguro. Dessa forma, o Grêmio arriscava ainda mais de longe. O Botafogo teve de devolver na mesma moeda, mas em bola parada. Também de muito longe, Juninho exigiu a única defesa de Victor no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Grêmio seguiu exercendo seu domínio e contou com uma ajuda do rival para fazer o primeiro gol. Depois de mais uma jogada pelo meio, a zaga do Botafogo afastou mal e Jonas, de bico e rasteiro, acertou o canto direito do goleiro Castillo, aos 12min.

O Botafogo continuou investindo na bola parada e quase empatou em mais uma bomba de Juninho, que acertou a trave gremista. Porém, quando o time carioca parecia mais inteiro no jogo, um contra-ataque sacramentou a vitória do Grêmio.

Aos 33min, Douglas Costa fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Máxi López, que deu passe de letra para Fábio Santos completar e dar a primeira vitória da Era Autuori no Grêmio.

Ficha técnica:

GRÊMIO 2 x 0 BOTAFOGO

Gols

Grêmio: Jonas, aos 12min do segundo tempo, e Fábio Santos, aos 33min do segundo tempo

Lances bizarros

Depois de um cruzamento fácil, o goleiro Castillo, do Botafogo, teria tudo para agarrar com tranqüilidade. No entanto, soltou a bola no meio da área e quase entregou um gol ao Grêmio

Ponto Forte do Grêmio

Grande volume de jogo no meio-de-campo, com Tcheco jogando mais avançado ao lado de Souza. Daí saíram as principais chances do time

Ponto Forte do Botafogo

A bola parada, principalmente com Juninho. Por duas vezes, o Botafogo esteve perto do gol nesse tipo de lance

Ponto Fraco do Grêmio

Explorou pouco as laterais e se acomodou depois de ter feito o primeiro gol

Ponto Fraco do Botafogo

Sem um armador, a bola dificilmente chegou no artilheiro Victor Simões. O meio-de-campo foi facilmente dominado pelo rival

Personagem do jogo

Jonas, autor do primeiro gol e protagonista das principais chances do Grêmio

Esquema Tático do Grêmio

3-5-2

Victor, Léo, Réver (Thiego) e Rafael Marques; Ruy, Túlio, Tcheco, Souza (Douglas Costa) e Fábio Santos; Jonas (Herrera) e Máxi López.

Técnico: Paulo Autuori

Esquema Tático do Botafogo

3-5-2

Castillo, Leandro Guerreiro, Juninho e Eduardo; Alessandro (Diego), Fahel, Túlio Souza, Rodrigo Dantas (Jean Coral) e Gabriel (Wellington); Tony e Victor Simões.

Técnico: Ney Franco

Cartões Amarelos

Grêmio: Réver, Ruy

Botafogo: Eduardo, Gabriel, Tony

Árbitro

Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)

Fonte: Terra, www.terra.com.br