Vanderlei Luxemburgo vence a 1ª no comando do Grêmio; placar 2 a 1

Vanderlei Luxemburgo vence a 1ª no comando do Grêmio; placar 2 a 1

Em um pênalti discutível marcado pelo árbitro Márcio Chagas, a equipe da capital abriu o marcador com o atacante Kleber, aos 14min do primeiro tempo

Depois de estrear na eliminação nas semifinais da Taça Piratini, o técnico Vanderlei Luxemburgo conquistou a primeira vitória no comando do Grêmio. Neste domingo, no Estádio Antônio Vieira Ramos, o time tricolor derrotou o Cerâmica por 2 a 1, em partida válida pela primeira rodada da Taça Farroupilha, segundo turno do Campeonato Gaúcho.

Em um pênalti discutível marcado pelo árbitro Márcio Chagas, a equipe da capital abriu o marcador com o atacante Kleber, aos 14min do primeiro tempo. Depois de sofrer pressão, o Grêmio ampliou a vantagem aos 4min do segundo tempo com o meia Marco Antônio. Quando a fatura parecia liquidada, Zeferino descontou para o Cerâmica, mas não evitou a derrota da equipe de Gravataí.

Além da primeira vitória de Luxemburgo pelo Grêmio, a partida marcou as estreias do lateral direito Pará e do meia argentino Bertolgio, que entraram na etapa final nos lugares de Léo Gago e Marquinhos, respectivamente.

Antes de encarar o Novo Hamburgo, sábado, às 21h (de Brasília), no Estádio Olímpico, o Grêmio estreia pela Copa do Brasil na quarta-feira. O time tricolor viaja até Aracaju para encarar o River Plate-SE. Já o Cerâmica enfrenta o Pelotas, também no sábado, fora de casa, às 20h30 (de Brasília).

O jogo

O jogo em Gravataí começou muito truncado, mas as duas equipes conseguiram passar pela marcação adversária e assustar os goleiros. Aos 5min, André Lima recebeu passe do lado direito, girou sobre o rival e finalizou. A bola passou perto do gol defendido por César Luz. A resposta do Cerâmica aconteceu aos 9min. Rogerinho bateu firme de fora da área e Victor espalmou para escanteio.

E não demorou para o Grêmio abrir o marcador fora de casa. Após bola alçada ainda do campo de defesa, Marquinhos dominou a bola e caiu na área com a chegada de Maurinho. O árbitro Márcio de Chagas de forma duvidosa marcou pênalti para desespero dos jogadores do Cerâmica. Kleber bateu forte no canto esquerdo de César Luz, que ficou no meio do gol, e colocou a equipe tricolor em vantagem, aos 14min.

De nova em bola parada, o Grêmio quase comemorou o segundo gol em Gravataí. Marquinhos cobrou falta no ângulo e o goleiro César Luz se esticou todo para espalmar a bola para escanteio. Em vantagem, os comandados do técnico Vanderlei Luxemburgo diminuíram o ritmo e passaram a encontrar dificuldades para entrar na defesa do Cerâmica.

Com a equipe tricolor acomodada, o Cerâmica ganhou moral e passou a atacar. Aos 39min, Cidinho recebeu passe na entrada da área, puxou para o pé esquerdo se livrando da marcação, mas finalizou fraquinho e Victor apenas olhou a bola sair pela linha de fundo. Com os meias apagados e sem conseguirem criar jogadas, o Grêmio voltou a ameaçar em lance de bola parada. Aos 42min, Marco Antônio cobrou escanteio, André Lima cabeceou para o gol e Cézar Luz fez grande defesa na última chance de perigo no primeiro tempo.

As duas equipes voltaram para o segundo tempo com alteração. Vanderlei Luxemburgo trocou André Lima por Marcelo Moreno e promoveu a estreia de Pará, que substitui Léo Gago. Já no Cerâmica, Zeferino entrou no lugar de Dinei. E a etapa final começou movimentada. No primeiro minuto, Victor saiu jogando errado e quase que Saraiva conseguiu surpreendê-lo.

A resposta do Grêmio aconteceu em grande estilo. Aos 4min, Marcelo Moreno caiu pelo lado direito e cruzou na área. O lateral Gabriel dominou e rolou para Marco Antônio, livre, dominar e tocar para o fundo das redes, marcando o segundo gol gremista na partida. O Cerâmica tentou responder aos 9min. Maurinho ganhou a bola na intermediária, bateu forte e Victor fez boa defesa ao espalmar para escanteio.

E o Cerâmica conseguiu descontar depois de tanta pressionar a equipe da capital, aos 14min. O atacante Zeferino recebeu ótimo passe nas costas da defesa e arrematou cruzado para vencer o goleiro Victor, marcar o primeiro gol da equipe e colocar fogo na partida.

O time da casa partiu para cima após diminuir, mas o Grêmio que quase marcou o terceiro aos 19min. Kleber recebeu passe de Gabriel, girou sobre a marcação e finalizou forte para grande defesa de Cézar Luz, que espalmou para escanteio. O técnico Vanderlei Luxemburgo também promoveu a estreia do argentino Bertoglio, que entrou no lugar de Maquinhos.

A pressão dos donos da casa cessou e o Grêmio passou a encontrar espaços para matar a partida. Aos 34min, Kleber recebeu assistência de Bertoglio, dominou e arrematou rasteiro para outra boa defesa do goleiro Cézar Luz. O clube tricolor soube segurar o resultado e conquistou os três pontos em disputa em Gravataí.

CERÂMICA 1 x 2 GRÊMIO

Gol

Cerâmica: Zeferino aos 14min do 2º tempo

Grêmio: Kleber aos 14min do 1º tempo e Marco Antônio aos 4min do 2º tempo

Cerâmica: César Luz; Saraiva, Djair, Fábio Silva e Pedro (Marcão); Robson, Maurinho, Rafael (Léo Mineiro) e Cidinho; Dinei (Zeferino) e Rogerinho

Técnico: Hélio Vieira

Grêmio: Victor; Gabriel, Gilberto Silva, Naldo e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago (Pará), Marco Antônio e Marquinhos (Bertoglio); Kleber e André Lima (Marcelo Moreno)

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cartão Amarelo

Cerâmica: Dinei, Maurinho, Rogerinho, Djair, Léo Mineiro e Saraiva

Grêmio: Naldo e Marquinhos

Árbitro

Márcio Chagas da Silva (RS)

Local

Estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí (RS)

Fonte: Terra