Grêmio fecha melhor mês, e Renato exalta: "Não é para qualquer técnico"

Tricolor encerra agosto com 70% de aproveitamento - maior rendimento do ano -, e treinador supera o próprio desempenho de julho em 24%

Quem disse que o agosto é o mês do desgosto? Não para o Grêmio. O incansável Grêmio de Renato, que empilha vitórias, recordes e bons números. Esse Grêmio termina agosto com 70% de aproveitamento, o melhor em comparação com os demais meses do ano. Muito superior inclusive a julho, nos primeiros 30 dias do treinador, em que havia conseguido 46% de rendimento à frente da equipe gaúcha.

Esse expressivo aproveitamento, suficente para ser líder do Brasileiro, por exemplo, foi sacramentado com a vitória deste sábado, 1 a 0 diante da Ponte Preta, pela 17ª rodada do Nacional (assista ao vídeo abaixo). O gol de Kleber também alçou o time ao mesmo número de pontos, 31, do líder Cruzeiro, que ainda joga no domingo. Em agosto, são nove jogos, seis vitórias, um empate e duas derrotas, com cinco triunfos seguidos no campeonato de pontos corridos, feito que não ocorria no Grêmio desde 2008, com Celso Roth.

Os números impressionantes de Renato já eram há muito tempo alvos de elogios da torcida, direção e de jogadores. Desta vez, foi o próprio treinador que resolveu afagar o ego, ao ser questionado sobre a sua conhecida faceta de motivador. Disse ser muito mais do que isso:

- Ser motivador é uma coisa que poucos sabem usar. Isso é fundamental para um treinador de futebol. Se ele conhece esquema tático e tem a palavra motivadora, esse treinador é bom. Ele não é bom, ele é muito bom. Conseguir cinco vitórias no campeonato, jogando de quarta a domingo, não é para qualquer treinador e qualquer grupo.

Depois, lançou um desafio aos demais clubes:

- Quero ver quantas equipes vão conseguir cinco vitórias diretas no campeonato. O Grêmio está aí, mas não vou ficar me elogiando. Aplaudo o meu grupo e a minha torcida. Pegar só atletas consagrados, em nível de seleção brasileira é mole, quero ver trabalhar com um grupo nas dificuldades.

Fonte: Globo Esporte