Grêmio vence Avaí e ainda sonha com uma vaga na Libertadores

Jogo começou equilibrado, com times cautelosos e trocando passes no campo do Olímpico

O Grêmio recebeu o Avaí na noite desta quarta-feira pela 32º rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo com um jogador a menos (Fábio Rochemback foi expulso ainda no primeiro tempo), a equipe da casa venceu por 3 a 1 com gols de Tcheco, Maxi López e Souza; Emerson diminuiu para os visitantes. A vitória foi fundamental para o time gaúcho manter aceso o sonho de conseguir uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

O jogo começou equilibrado, com as equipes cautelosas e trocando passes no meio de campo. O Avaí se mostrava ligeiramente melhor e teve uma boa chance aos 3min. O atacante Leonardo foi acionado livre de marcação pelo lado esquerdo da área, mas perdeu ótima oportunidade ao finalizar e errar o gol adversário.

Aos 29min, Tcheco lançou Perea. O goleiro Eduardo Martini saiu do gol com força desproporcional e derrubou o atacante. O árbitro marcou a penalidade, convertida, com paradinha, no canto direito do goleiro. Assim, exatamente aos 30min do primeiro tempo, o Grêmio abriu o placar.

A equipe do Avaí não se abateu e prosseguiu fazendo uma boa partida, mas tinha dificuldades de superar o time da casa, muito bem postado na marcação e perigoso com a bola nos pés. Aos 32min, Fábio Rochemback cometeu falta muito violenta em Léo Gago e foi expulso de campo, deixando o Grêmio com um a menos. No entanto, o Avaí não conseguiu aproveitar a superioridade numérica antes de acabada a etapa inicial da partida.

No segundo tempo, o Avaí saiu para buscar o empate, abriu espaços e o Grêmio, mesmo com um a menos em campo, aproveitou. Aos 15min, em contragolpe, Souza lançou Adílson pelo lado direito da área, o volante cruzou e Maxi López, livre, ampliou o marcador.Foi o décimo gol do argentino no Campeonato Brasileiro.

Logo em seguida, aos 17min, o jovem Douglas Costa foi lançado em novo contra-ataque, fez ótima jogada de velocidade e deixou Souza sozinho para driblar o goleiro e tocar para a rede, concretizando a vitória gremista.

O Avaí ainda descontou com aos 32min, quando Marquinhos rolou em cobrança de escanteio, Léo Gago chutou e Emerson desviou para diminuir.

Com a vitória, o Grêmio fica na 7º posição, com 47 pontos e ainda sonha com a vaga na Libertadores. Já o Avaí, com 44 pontos conquistados, ocupa a 10º posição na tabela (podendo cair para 11º se Barueri vencer o Flamengo ainda nesta quarta-feira), e também, embora mais distante, almeja uma vaga na competição internacional.

Fonte: Terra, www.terra.com.br