Heikki Kovalainen destrona Rosberg e é o mais rápido em treino; Rubinho fica em nono

Rosberg sequer ficou em segundo: Fernando Alonso, da Renault, fez uma excepcional volta

Parecia que o primeiro dia de treinos livres para o GP da Turquia teria o mesmo enredo das outras desta temporada. Afinal, Nico Rosberg, o "Rei das sextas-feiras" tinha sido o melhor na primeira sessão. Mas o alemão da Williams não contava com o excelente tempo de Heikki Kovalainen na parte da tarde. Com uma volta 111 milésimos melhor que a do rival, o finlandês da McLaren terminou o dia na frente em Istambul.

Rosberg sequer ficou em segundo: Fernando Alonso, da Renault, fez uma excepcional volta no fim da segunda sessão, ficou a apenas quatro milésimos de Kovalainen e roubou o segundo posto. Com isso, o alemão caiu para o terceiro lugar, uma de suas piores posições nos treinos livres de sexta-feira nesta temporada. Robert Kubica, da BMW Sauber, foi outra surpresa com o quarto tempo, após algumas corridas pífias da equipe alemã, frequentadora assídua das últimas filas nas provas mais recentes.

Apesar da melhora de Kovalainen, o aumento do calor no treino livre da tarde em Istambul dificultou muito a vida dos pilotos. No início da segunda sessão, a temperatura ambiente era de 35ºC, com o asfalto estava ainda mais quente. Melhorar o tempo era missão quase impossível, principalmente por causa do alto desgaste imposto aos pneus macios, usado pela maioria dos pilotos na parte vespertina.

Com pouco mais de 40 minutos no segundo treino, o alemão Sebastian Vettel parou sua RBR na parte interna da curva 2 em Istambul. Pelo rádio, ele informou à equipe que estava com problemas no semi-eixo, que teria quebrado pouco após a reta dos boxes. Mesmo andando pouco - foram apenas quatro voltas à tarde e 21 nesta sexta - o alemão fechou o dia em sexto.

Rubens Barrichello, da Brawn GP, foi o melhor brasileiro desta sexta-feira, com o nono tempo. Após usar os pneus duros pela manhã, o piloto dedicou o treino da tarde a testar o acerto de corrida com tanque cheio e os macios em seu carro. Ele ficou cinco posições à frente de Jenson Button, líder do campeonato e seu companheiro de equipe, que fechou o dia no 15º posto em Istambul.

Felipe Massa, quinto colocado no primeiro treino com a Ferrari, não conseguiu melhorar seu tempo à tarde e caiu para a décima posição. Entretanto, ele ainda ficou à frente de Kimi Raikkonen, seu companheiro de equipe. O finlandês marcou apenas o 12º tempo do dia, a 56 milésimos do tempo do brasileiro nesta sexta.

Nelsinho Piquet, da Renault, melhorou seu tempo em relação ao treino livre da manhã, quando foi um dos pilotos que menos andou, com apenas 18 voltas. No entanto, ele ficou no 13º lugar. O brasileiro foi superado com facilidade pelo companheiro Fernando Alonso, o segundo melhor do dia.

Fonte: GloboEspote, www.globoesporte.com