IFFHS: Neymar só perde de Messi em gols internacionais neste ano

Entidade divulga ranking de artilharia no ano excluindo as competições nacionais. Leandro Damião é o quarto, à frente do luso Cristiano Ronaldo

A versão 2012 de Neymar é, entre elogios de sobra e raras críticas, internacional. Em lista divulgada nesta segunda-feira pelo IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, em inglês), o atacante do Santos figura atrás apenas de Lionel Messi na artilharia do ano em jogos internacionais por clube e seleção. São 16 gols computados - oito pelo Peixe e mais oito com o Brasil -, três a menos que o craque do Barcelona e da Argentina, que tem nove por seleção e 10 pelo Barça.

A conta, no entanto, não incluiu um gol de pênalti do brasileiro marcado no amistoso contra a Grã-Bretanha, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Londres. O time de Mano Menezes venceu na ocasião por 2 a 0. Desta forma, ele aumentaria a vantagem para o terceiro colocado no ranking, o colombiano Radamel Falcao García.


IFFHS: Neymar só perde de Messi em gols internacionais neste ano

Estrela do Atlético de Madri, o centroavante soma 15 gols, três pela seleção nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 e 12 pelos colchoneros, que se sagraram campeões da Liga Europa e da Supercopa Europeia - esta última com direito a três gols na decisão sobre o Chelsea.

Há outros brasileiros bem posicionados na lista. O colorado Leandro Damião, por exemplo, é o quarto, com 13 gols (sete pelo Brasil e seis pelo Internacional), empatado com Mohamed Aboutrika (sete pelo Egito e seis pelo Al Ahly).

Ambos estão à frente de Cristiano Ronaldo, astro do Real Madrid e da seleção portuguesa, graças aos critérios de desempate (gols pelo país). O luso, que anotou três vezes na Eurocopa 2012, tem cinco tentos por Portugal e oito pela equipe merengue na Liga dos Campeões.

Completam o top-10 o maltês Michael Mifsud, do Valletta FC (Malta), o holandês Klaas-Jan Huntelaar, do Schalke, o ganês Emmanuel Atukwei Clottey, do Berekum Chelsea (Gana), e o brasileiro Ricardo Oliveira, do Al Jazira (Emirados Árabes).


IFFHS: Neymar só perde de Messi em gols internacionais neste ano

Messi, o soberano

Os números de Messi são de impressionar qualquer um. No último dia 15, o argentino deixou o banco de reservas para marcar duas vezes na goleada do Barcelona sobre o Getafe, por 4 a 1, pelo Campeonato Espanhol. Foi o suficiente para quebrar o próprio recorde de gols num só ano - contabilizando desta vez todas as competições possíveis.

Com os dois anotados diante do Spartak Moscou, pela Champions, no meio de semana, ele chegou aos 63 gols em 48 jogos (média de 1,31 gol por jogo) - nove em nove com a camisa da Argentina. Neymar, ainda atrás, tem 45 em 53 partidas (média de 0,84) - nove em 15 pela Seleção.


IFFHS: Neymar só perde de Messi em gols internacionais neste ano

Fonte: GloboEsporte.com