Adriano tem menos de 1 semana para perder 5kg e ir à Libertadores

Adriano tem menos de 1 semana para perder 5kg e ir à Libertadores

Adriano tem uma semana para convencer Tite de que merece estar na relação dos 25 jogadores inscritos na Taça Libertadores

Adriano tem uma semana para convencer Tite de que merece estar na relação dos 25 jogadores inscritos na Taça Libertadores. E não será fácil encontrar espaço na já quase fechada lista do treinador. Acima do peso e acumulando desempenhos ruins nos treinamentos, o Imperador está seriamente ameaçado de ficar fora da primeira fase do torneio se não conseguir emagrecer e evoluir tecnicamente nos próximos cinco dias.

O técnico evita ao máximo falar publicamente sobre o assunto, mas não abre mão de escolher os atletas por merecimento. Pesam comprometimento, empenho nos treinos e boas atuações nas partidas do Paulistão. Desde que chegou ao clube, Tite prega pela coerência para tomar decisões que envolvam o grupo de jogadores para evitar atritos e problemas de relacionamento.

As alternativas no ataque também complicam a situação de Adriano. Elton e Gilsinho, contratados no final do ano, tiveram bons desempenhos quando entraram e ganharam força nas últimas semanas. O primeiro, hoje, é o substituto imediato de Liedson, enquanto o segundo foi titular nas duas últimas rodadas e recebeu elogios. Emerson, Levezinho e Jorge Henrique estão garantidos.

A balança é o principal obstáculo do Imperador. Há um mês treinando e sendo acompanhado pelo departamento físico, o centroavante não evoluiu como todos imaginavam e agora precisará de uma grande melhora. Ele tem 104kg, e a missão de atingir 100kg para ter condições mínimas de jogar. Na avaliação da comissão técnica, o peso ideal dele gira entre 98kg e 99kg.

Para que isso aconteça, a semana será pesada. Como vem acontecendo, Adriano fará treinos em dois períodos, se dividindo entre os exercícios para queimar calorias, o campo e os trabalhos de fortalecimento da panturrilha esquerda, enfraquecida pela operação no tendão do pé. Por causa do grande período que ficará no CT Joaquim Grava, continuará almoçando no clube, atitude que ajuda o Timão a controlá-lo.

Em caso de melhora, o Imperador tem chances de ser aproveitado no clássico contra o São Paulo, domingo, às 17h, no Pacaembu. Tite, porém, não confirma e quer aguardar os resultados da semana de treinamentos para decidir. Além disso, vai anunciar a lista somente após a partida diante do Tricolor, podendo alterá-la de acordo com as atuações no jogo. O grupo viaja logo em seguida para a Venezuela, onde enfrenta o Deportivo Táchira, no dia 15. Quarta-feira, diante do Mogi Mirim, ele está praticamente descartado.

A seu favor, Adriano conta com o apoio da diretoria, favorável à inscrição dele mesmo sem estar no ápice físico. Deixá-lo fora será a assinatura de que a contratação foi um grande fracasso. Há algumas semanas, o presidente em exercício Roberto de Andrade disse que a lista dos 25 jogadores seria feita pela comissão técnica e pela direção.

Existe também a possibilidade de o Imperador ganhar ainda mais tempo para entrar em forma. Com isso, ficaria fora da primeira relação de jogadores e poderia entrar a partir das oitavas de final, se o clube avançar. De acordo com o regulamento da Libertadores, as equipes podem trocar três atletas 48h antes do início do ?mata-mata?.

Fonte: Globo Esporte