Incertezas marcam a reapresentação do Fla

Zico pode até amenizar a situação, mas o clima de insegurança preocupa jogadores

O período de descanso no Flamengo chegará ao fim nesta terça-feira (15), quando está marcada para a parte da manhã a reapresentação do time, que contará com a presença de Zico, novo homem forte do departamento de futebol do clube.

O Galinho de Quintino pode até amenizar a situação, mas o clima de incerteza sobre o futuro de boa parte dos jogadores vem deixando a equipe preocupado. Um verdadeiro desmanche está se concretizando aos poucos.

Nos últimos dias, o Flamengo perdeu os atacantes Adriano, que vai defender a Roma, da Itália, na próxima temporada, e Bruno Mezenga, que se transferiu para o futebol da Grécia.

O setor também não contará mais com Denis Marques e Gil, que não fazem mais parte dos planos da comissão técnica e serão dispensados. O primeiro, com contrato em vigor até o fim do ano, deverá ser emprestado para outro time do país e o Atlético-PR continua sendo o mais cotado. Gil, com vínculo até o fim do mês, foi informado que não terá o compromisso renovado.

Porém, a maior preocupação em relação ao ataque é com a cada vez mais certa saída de Vagner Love. O jogador, inclusive, sequer vai se reapresentar nesta terça-feira. Mesmo tendo contrato até 10 de julho, ele só retornará ao Rubro-Negro se a sua permanência, pelo menos até o fim do ano, for concretizada.

A diretoria do Flamengo enviou uma proposta de cerca de R$ 12 milhões ao CSKA Moscou, da Rússia, dono dos direitos federativos do atleta. Além disso, o clube carioca ofereceu alguma compensação envolvendo jogadores revelados em suas categorias de base. Mas a proposta, segundo fontes ligadas a Love, não agradou ao clube russo. Com isso, o Artilheiro do Amor está com um pé fora da Gávea.

Mas o desmanche não se limita ao ataque. A defesa também começa a sofrer. O goleiro Bruno deu a entender que está deixando o clube. Especula-se que ele esteja se transferindo para o Milan.

- Espero que a torcida compreenda. Por mais que ame o clube e me vejam como ídolo, preciso pensar na minha família e filhas. Devo tudo o que conquistei ao Flamengo, mas já penso em outros objetivos. Quero chegar à Seleção Brasileira. Tinha um projeto dentro do Flamengo e esse objetivo foi alcançado com a conquista do hexa. Com 25 anos, penso mais na família do que em mim. Lá fora vai ser muito bom para elas (suas filhas).

O lateral-direito Leonardo Moura revelou a amigos que tem uma proposta de um clube da Alemanha, enquanto o zagueiro Álvaro foi dispensado na semana passada por conta de indisciplina. O jogador David vem negociando a renovação de seu contrato, que se encerra em 30 de junho, mas nada indica que ele realmente vá assinar. No fim da semana passada os flamenguistas anunciaram a chegada de um reforço para a zaga: Jean, ex-Corinthians.

No meio-de-campo, Léo Medeiros foi dispensado, enquanto que o chileno Maldonado, outro com contrato até o fim deste mês, está muito perto de ser anunciado pelo Atlético-MG. Toró, com contrato até outubro, também só vai ficar se tiver a negociação para uma renovação de compromisso antecipada para esse mês.

É neste cenário que Zico vai assumir o departamento de futebol. Paralelamente ao incêndio que vai ter que apagar, tentando manter as principais estrelas, o eterno ídolo rubro-negro também precisa procurar reforços.

Os nomes especulados são o do meia argentino Riquelme, que deverá deixar o Boca Juniors nos próximos dias, mas que se recupera de uma cirurgia no joelho direito, e Renato Abreu, meia com passagem pelo clube e que está atualmente no futebol asiático.

O atacante Rafael Sóbis é outro que vem sendo ventilado, mas uma negociação com o atleta ainda não foi aberta. Além disso, o atleta também está nos planos do Internacional.

Fonte: R7, www.r7.com