Itália derrota Inglaterra por 4 a 2 nos pênaltis e pega Alemanha na semifinal da Eurocopa

Itália derrota Inglaterra por 4 a 2 nos pênaltis e pega Alemanha na semifinal da Eurocopa

A partida começou extremamente franca, e por detalhes dois gols não saíram com menos de cinco minutos de bola rolando.

A Itália precisou dos pênaltis para se classificar à semifinal da Eurocopa neste domingo. Apesar de ter sido muito mais dominante durante o tempo normal e a prorrogação, a equipe comandada por Cesare Prandelli não conseguiu sair de um empate por 0 a 0 com a Inglaterra com a bola rolando e só comemorou a vaga após triunfo por 4 a 2 na disputa de penalidades. Agora, a seleção italiana terá pela frente a Alemanha na penúltima etapa do torneio continental.

A partida começou extremamente franca, e por detalhes dois gols não saíram com menos de cinco minutos de bola rolando. A oportunidade inaugural foi da Itália, com De Rossi arriscando um chute de primeira de fora da área que bateu na forquilha da meta defendida por Hart, aos 3min. Logo em seguida, a Inglaterra teve uma excelente chance com Johnson, que chutou da pequena área e Buffon fez uma boa intervenção à queima-roupa.

O último duelo das quartas de final da Eurocopa seguiu bastante movimentado. Apesar de o primeiro tempo ter terminado sem gols, as duas seleções alternaram grandes momentos em campo. Especialmente a Itália, que grandes chances nos pés do polêmico e explosivo Mario Balotelli - o jogador do Manchester City, porém, desperdiçou dois ataques quase consecutivos, seja por demorar na finalização ou por uma grande defesa de Hart.

O arqueiro inglês, aliás, voltou a se destacar logo aos 7min da etapa final, realizando uma sequência de defesas em chutes de Balotelli dentro da área. Hart ainda deu sorte no rebote, que caiu nos pés de Montolivo - mas o meia chutou por cima. A Itália foi dominante no segundo tempo, mas não conseguiu marcar - nem a Inglaterra, que teve uma ótima chance com Rooney aos 48min, mas o arremate de bicicleta foi para fora.

Na prorrogação, a Inglaterra voltou a ser salva pela trave, em um cruzamento fechado de Diamanti aos 11min da etapa inicial. Seja por cansaço ou por precaução, o nível da partida caiu consideravelmente no tempo extra - a rede até chegou a balançar aos 10min do segundo período, mas a arbitragem sinalizou impedimento de Nocerino, que havia cabeceado livre da pequena área. Os pênaltis, assim, foram necessários para a definição do último quadrifinalista da Euro 2012.

A Inglaterra até chegou a sair na frente na disputa de penalidades após Montolivo chutar para fora a segunda cobrança. A Itália, contudo, não se abateu (e ainda mostrou personalidade, com Pirlo cobrando com cavadinha) para obter a virada e a classificação após Young chutar no travessão e Ashley Cole ter seu pênalti defendido por Buffon. Diamanti realizou a cobrança que encerrou a decisão. Na disputa de penalidades

O confronto entre Alemanha e Itália está programado para quinta-feira, às 15h45(de Brasília). Quem vencer desta semifinal disputará o título da Eurocopa no próximo domingo, também às 15h45, contra o vencedor do duelo entre os vizinhos de Península Ibérica Portugal e Espanha, que jogarão na quarta.

Fonte: Terra