Fla testa Welinton em treino secreto para noite decisiva na Libertadores

Zagueiro, que esteve em campo na derrota por 3 a 2, em 2012, foi o escolhido pelo treinador para substituir Léo Moura em trabalho secreto em Guayaquil

Welinton deve ser a grande surpresa do Flamengo para a partida que pode definir o futuro na Libertadores. O zagueiro foi o escolhido de Jayme de Almeida para o lugar de Léo Moura, e participou de todo treino tático visando o confronto com o Emelec, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio George Capwell, pela quinta rodada do Grupo 7 da Libertadores. A atividade aconteceu na véspera do confronto, no estádio Monumental, do Barcelona, e foi fechada para imprensa. Hernane, com um problema nas costas, sequer foi a campo e será reavaliado pelo departamento médico.


Jayme trabalha Fla com Welinton na lateral para pegar o Emelec

No último treinamento, Jayme de Almeida conversou longamente com seus comandados no centro do gramado e os liberou para o tradicional recreativo de véspera de jogos. Em seguida, distribuiu os coletes para arrumar a equipe taticamente em campo e surpreendeu ao optar por Welinton. O defensor parece ter ganhado a disputa com Recife, que atuou sábado, diante da Cabofriense, Paulinho e Gabriel, que poderiam atuar no setor, uma vez que Léo Moura e Léo estão lesionados. Trata-se de uma alternativa mais precavida para um Flamengo que leva para o Maracanã a decisão da vaga nas oitavas de final com um empate.

Durante o trabalho, o treinador orientou o posicionamento em saídas para o ataque sem que fosse realizado um coletivo. Apesar de ser zagueiro de origem, a presença de Welinton não significa uma alteração para o 3-5-2. Ele atuará aberto pelo lado direito - naturalmente com obrigações mais defensivas - sem alteração drástica na maneira de atuar de Wallace e Samir.

Carta praticamente fora do baralho na temporada passada, quando retornou de um empréstimo para o futebol russo, Welinton foi reintegrado ao elenco justamente por Jayme de Almeida, que sempre elogiou bastante seu futebol. No início de 2014, o defensor foi o destaque do time C, e marcou dois gols nas duas vitórias por 1 a 0 sobre Audax e Volta Redonda nas primeiras rodadas da Taça Guanabara. Desde então, não entrou mais em campo.

Com 151 exibições e quatro gols com a camisa do Flamengo, Welinton esteve presente na derrota por 3 a 2 para o próprio Emelec, em 2012, no George Capwell. Pelo Rubro-Negro, foi campeão brasileiro em 2009, da Copa do Brasil em 2013 e do Carioca em 2009 e 2011. Caso Jayme opte pela equipe que trabalhou no estádio Monumental, o Fla entrará em campo com Felipe, Welinton, Wallace, Samir e João Paulo; Amaral, Muralha e Lucas Mugni; Everton, Paulinho e Alecsandro. Hernane, caso se recupere do problema nas costas, pode ser opção no ataque.

Fonte: GloboEsporte