Jogadores famosos não vão para seleção

Hernanes, Diego Souza, Sandro e Victor são alguns dos “excluídos” da seleção

A convocação de Dunga nesta terça-feira (9), última antes de divulgar a lista para a Copa do Mundo, frustrou jogadores considerados imprescindíveis em seus clubes e que optaram por continuar no Brasil em vez de irem para equipes europeias. São os casos de Miranda e Hernanes (São Paulo), Diego Souza e Cleiton Xavier (Palmeiras), Sandro (Internacional) e Victor (Grêmio).

Portanto, se voltar ao Brasil foi bom negócio para Robinho e Adriano, permanecer no país não deu certo para jogadores em ascensão no futebol nacional.

No São Paulo, o maior prejudicado foi o zagueiro Miranda. O jogador estava quase assegurado como reserva para a Copa. Porém, partidas ruins contra a Venezuela (quando foi expulso) e a Bolívia (derrota do Brasil por 2 a 1), no fim de 2009, e a ascensão de Thiago Silva no Milan ameaçam a ida do são-paulino ao Mundial.

O volante Hernanes recuperou a boa forma no fim do ano passado, mas precisará fazer jogos excepcionais nesta temporada ? que ainda não aconteceram ? para vencer a forte concorrência com Ramires, Elano, Gilberto Silva, Felipe Melo, Júlio Baptista, Josué ou Kleberson.

O caso de Sandro, do Internacional, é semelhante ao de Hernanes. O volante do Colorado se destacou em 2009 e esteve perto de trocar o time gaúcho pelo Tottenham, da Inglaterra. Mas o jogador continuou no Brasil e a falta de experiência no futebol estrangeiro prejudica o meia, uma vez que Dunga prioriza atletas de equipes europeias (como Júlio Baptista, que é reserva na Roma).

Os meias palmeirenses Diego Souza e Cleiton Xavier também perderam espaço na seleção. A dupla não impressionou Dunga nas raras vezes em que foi convocada e disputa posição com o intocável Kaká e Ronaldinho Gaúcho, em recuperação. A única brecha seria aproveitar a má fase de Robinho no Manchester City. Mas o gol de letra do atacante santista no último domingo (7) confirmou o Rei das Pedaladas como titular de Dunga.

Mesmo após ganhar o prêmio da CBF de melhor goleiro do Brasil em 2009, Victor, do Grêmio, foi outro jogador rejeitado na última convocação. O início ruim no Gauchão e a opção por fazer carreira no Tricolor gaúcho, apesar das sondagens estrangeiras, pode dar a vaga do gremista para o Mundial nas mãos de Doni.

Exceções à regra

Os atacantes Fred e Vagner Love, presentes nas convocações do início da ?era Dunga?, ainda não convenceram o técnico da seleção de que merecem uma segunda chance. Após voltarem ao Brasil no ano passado, os dois jogadores estão em boa fase.

Fred liderou a recuperação do Fluminense carioca no fim do Brasileirão e chamou a atenção de equipes europeias. Love provou que seu problema era a perseguição da torcida do Palmeiras e já fez seis gols no Campeonato Carioca ? atrás apenas de Dodô, do Vasco. Como Dunga está cansado de testar novos nomes, Nilmar e Adriano devem ser os substitutos de Luis Fabiano e Robinho.

Fonte: R7, www.r7.com