Leandro deixa decepção do Rio para trás e leva ouro no México

O judoca deu a volta por cima quatro anos depois de ficar com a prata no Pan-Americano do Rio de Janeiro

O judoca brasileiro Leandro Guilheiro superou a perda do ouro no Pan do Rio, em 2007, derrotou o portorriquenho Gadiel Miranda e levou o ouro na categoria para atletas até 81 kg nesta quinta-feira, pelos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O duelo foi realizado no Ginádio Del Code II, e o atleta do Brasil deu um ippon no rival a apenas dois minutos do término do combate, conquistando o triunfo e mais um primeiro lugar no pódio para o País.

O judoca deu a volta por cima quatro anos depois de ficar com a prata no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, quando perdeu a final da categoria até 73kg para o americano Ryan Reser, resultado que o frustrou já que pretendia levar o ouro lutando em solo brasileiro.

O atleta acrescentou o ouro pan-americano à sua galeria de conquistas, uma vez que também possui dois bronzes olímpicos, conquistados na Olimpíada de Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008, todos celebrados na categoria até 73 kg. Em 2010, o brasileiro ainda foi prata no Mundial de Tóquio, mas já na modalidade até 81 kg.

Guilheiro trocou de categoria em dezembro de 2009 e, desde então, triunfou com medalhas em 12 dos 13 eventos disputados no Circuito Mundial do judô, isso até a disputa do Mundial realizado em agosto. Com 28 anos de idade, o brasileiro é natural de Suzano.

Minutos depois da vitória de Leandro, o Brasil conquistou outro ouro no judô, mas com Tiago Camilo. Por isso, Guilheiro mostrou-se animado com o País no judô em Guadalajara. "A expectativa é que a gente conquiste mais medalhas de ouro do que no último Pan, estamos melhores agora", decretou.









Fonte: Terra