Olimpíadas: Sarah Meneses leva susto, mas consegue bater chinesa e vai à semifinal

Olimpíadas: Sarah Meneses leva susto, mas consegue bater chinesa e vai à semifinal

Sarah leva susto no fim, mas bate chinesa e vai à semifinal do judôCOME

Cabeça-de-chave número 2 e favorita ao pódio olímpico, Sarah Menezes está na semifinal da categoria até 48 kg. Em sua terceira luta do dia, ela bateu a chinesa Wu Shugen por um yuko, mas não sem sustos. No segundo final, a brasileira escapou por pouco de sofrer uma queda que poderia lhe custar a vitória.

Mais agressiva, Sarah Menezes dominou o combate contra a chinesa, sexta do mundo no ranking olímpico, desde o início. Logo nos primeiros minutos, conseguiu um yuko e viu a rival levar uma advertência por falta de combatividade. No fim, a situação virou. A brasileira se acanhou, também levou um aviso dos árbitros e quase caiu no segundo derradeiro. Como o golpe não encaixou, no entanto, ela avança até a semi.

Nas duas primeiras lutas, Sarah Menezes também não sobrou no tatame, mas avançou sem grandes dificuldades. Na estreia, bateu a vietnamita Ngoc Tu Van com dois yukos. A segunda luta foi diante da francesa Laetitia Payet, e o triunfo só veio com um yuko a 20 segundos do fim.

Bicampeã mundial júnior e duas vezes bronze em Mundiais, Sarah é uma das favoritas ao pódio desde o início da competição, já que é a segunda cabeça-de-chave. Sua principal rival, a japonesa Tomoko Fukumi, segue viva no torneio, mas só pega a brasileira em uma eventual decisão.

Já a cubana Dayaris Alvarez, que bateu Sarah no Pan de Guadalajara, no ano passado, ficou pelo caminho. Ela foi eliminada da luta com a romena Alina Dumitri por pegar a perna da rival, movimento que está proibido no judô desde 2008.

Com isso, Sarah tem o caminho livre para ser a primeira medalhista do Brasil nos Jogos Olímpicos. A categoria da piauiense deve ser decidida por volta das 16h em Londres (12h em Brasília), antes que qualquer atleta do país na condição de favorito entre em cena.

Fonte: ;o