Marta é a melhor jogadora do mundo e supera craques Ronaldo e Zidane

Em 2009, trocou o Umea da Suécia pelo Los Angeles Sol, dos Estados Unidos

A brasileira Marta foi eleita nesta segunda-feira (21) a melhor jogadora de futebol do mundo pelo quarto ano consecutivo em eleição promovida pela Fifa. A meio-campo supera assim o brasileiro Ronaldo e o francês Zinedine Zidane , que ganharam o prêmio três vezes.

No feminino, a alemã Birgit Prinz faturou três vezes o troféu em 2003, 2004 e 2005.

Logo após ser anunciada como vitoriosa, Marta agradeceu a todas as pessoas que ajudaram-na na construção de sua carreira. A brasileira estava muito emocionada, assim como nos três anos anteriores em que ficou com o título.

- Eu estou realmente surpresa. Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus por tudo isso que está acontecebndo na minha vida. É inevitável não me emocionar neste momento. Agradeço também às minhas companheiras do Los Ageles Sol e do Santos e espero que esse prêmio sirva de incentivo para o futebol feminino.

Em 2009, trocou o Umea da Suécia pelo Los Angeles Sol, dos Estados Unidos. Pelo novo clube, conquistou o vice-campeonato da Liga norte-americana. Em seguida, passou um período no Santos, onde conquistou o título da primeira edição da Copa Libertadores feminina e a Copa Brasil. No começo de 2010, deve voltar para os EUA.

Pela seleção brasileira, Marta ainda persegue um título importante no cenário internacional. A jogadora participou dos vice-campeonatos na Olimpíada de Atenas (Grécia), em 2004, na Copa do Mundo feminina de 2007, disputada na China, e na Olimpíada de Pequim (China), em 2008.

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com