Massa anda de kart e deseja voltar às pistas em novembro

Felipe Massa manifestou o desejo de voltar às pistas no GP dos Emirados Árabes

Como parte do processo de recuperação do acidente sofrido no treino classificatório do GP da Hungria, no dia 25 de julho, Felipe Massa voltou a andar de kart. Nesta segunda-feira, o brasileiro foi ao Kartódromo da Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo, para começar a se reacostumar com a velocidade depois de dois meses fora das pistas. O piloto da Ferrari deu seis voltas, não sentiu nenhum mal estar e só parou por causa da forte chuva que atingiu a região.

Felipe Giaffone, um dos administradores do kartódromo, pediu às pessoas que estavam presentes para que não filmassem ou fotografassem o brasileiro. Massa entrou na pista com seu tradicional capacete verde e amarelo e de macacão da Ferrari. Ele usou um kart vermelho nas seis voltas que deu na pista. Segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou, o piloto deve voltar ao kartódromo ainda nesta semana, dependendo apenas das condições climáticas para escolher o melhor dia para o treino.

No último sábado, Felipe Massa manifestou o desejo de voltar às pistas no GP dos Emirados Árabes, em Abu Dhabi, última etapa da temporada 2009, no dia 1º de novembro. Após o início da preparação física e o anúncio de que participará do Desafio das Estrelas de kart, em novembro, o brasileiro está indo à academia duas vezes ao dia e deve, em breve, usar o simulador da Ferrari para começar o processo de readaptação ao cockpit de seu carro de Fórmula 1.

Além disso, de acordo com informações que circularam no paddock do GP de Cingapura, a Ferrari também estaria interessada no retorno do brasileiro na mesma corrida. Contudo, o brasileiro ainda precisa passar pelos exames exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que são muito rigorosos.

O brasileiro está fora das pistas desde o treino classificatório para o GP da Hungria, em Hungaroring, quando foi atingido por uma mola. A peça, que se soltou do carro de Rubens Barrichello, pegou no capacete de Massa acima da viseira, do lado esquerdo. Dino Altmann, médico pessoal do brasileiro e membro da comissão da FIA, disse, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM no último sábado, que ainda não existe uma data acertada para o retorno.

- Existe muita especulação sobre isso, mas ainda não existe uma data para o retorno do Felipe, que só vai voltar quando estiver 100%. Ele e a Ferrari não estão com pressa. Pode até ser que a vontade da equipe seja essa, mas a decisão não é só dela ou do piloto. Ele ainda precisa passar pelos exames da FIA.

Fonte: GloboEspote, www.globoesporte.com