Messi faz dois, e Barcelona estreia com goleada

Messi faz dois, e Barcelona estreia com goleada

O Barcelona estreou com o pé direito na edição 2010/2011 da Liga dos Campeões

Ao seu velho estilo, com muita posse de bola e lances geniais, o Barcelona estreou com o pé direito na edição 2010/2011 da Liga dos Campeões. Jogando em casa, o clube catalão goleou sem dificuldade alguma o Panathinaikos-GRE por 5 a 1 com direito a dois gols de Lionel Messi, um deles após uma linda tabelinha, e outro do brasileiro Daniel Alves nos acréscimos. O craque argentino ainda se deu ao luxo de desperdiçar uma cobrança de pênalti no segundo tempo. Em outro jogo do Grupo D, o Copenhague-DIN recebeu o Rubin Kazan-RUS, do meia brasileiro Carlos Eduardo, e venceu por 1 a 0, gol de N´Doye aos 42 minutos do segundo tempo.

Barça começa a mil por hora

Com a mesma equipe que se sagrou campeã espanhola da última temporada - a única exceção era a entrada de David Villa na vaga de Ibrahimovic (emprestado ao Milan) -, o Barcelona entrou disposto a apagar a má impressão deixada na derrota para o Hercules no último sábado.

Logo aos dois minutos, Messi cruzou da esquerda para Villa, de cabeça, obrigar o goleiro Tzorvas a trabalhar. Aos cinco, o arqueiro grego operou um milagre. Após lindo passe de Iniesta, Xavi, na cara do gol, chutou de chapa para a intervenção precisa de Tzorvas.

O clube catalão seguiu com o total controle da partida, enquanto o Panathinaikos, que contava com o pentacampeão Gilberto Silva como capitão, se limitava a defender. Até mesmo o atacante Cissé dava combate.



Gregos marcam, mas Messi responde

No entanto, quando parecia que iria fazer o gol a qualquer momento, o Barça acabou levando um susto. Tzorvas deu um chutão para frente, Cissé ajeitou de calcanhar para Govou. O meia-atacante francês achou uma brecha entre Piqué - que atuou com uma faixa na cabeça devido a um corte na cabeça - e Abidal e, na saída de Valdes, tocou para o fundo das redes aos 20 minutos.

A vantagem grega no marcador durou pouco. Dois minutos depois, Xavi deu lançamento primoroso para Messi que, com um leve toque, encobriu o goleiro adversário e igualou tudo no Camp Nou.

Villarada? e tabelinha magistral

Maior contratação do Barça para a temporada, David Villa, comprado por 40 milhões de euros junto ao Valencia, marcou o gol de virada aos 33. Após escanteio cobrado por Xavi, Busquets desviou de cabeça e o atacante, sozinho na pequena área, mostrou o velho faro de artilheiro.

Aos 42, Messi carimbou a trave após receber passe de Xavi. Após mais um susto, o Panathinaikos já se dava por satisfeito por conseguir ir para o intervalo perdendo por apenas um gol de diferença. No entanto, esqueceram de avisar isso aos espanhóis. Após uma tabelinha magistral com Villa e Pedro, Messi bateu de chapa no canto esquerdo de Tzorvas e fez 3 a 1 para o Barcelona aos 45.

No segundo tempo, o Panathinaikos procurou agredir mais o adversário já que, na primeira etapa, praticamente assistiu - o Barça teve 75% de posse de bola.

A tentativa de nada adiantou. Aos nove, Messi tabelou com Villa e foi derrubado por Kanté na área. Pênalti. Na cobrança, o argentino esqueceu a genialidade que lhe é peculiar e praticamente atrasou para Tzorvas agarrar com tranquilidade.

O gol perdido não abalou os catalães, que seguiram desperdiçando oportunidades, algumas delas, por excesso de preciosismo. Por conta disso, aos 23, o técnico Pep Guardiola sacou Villa e colocou o jovem Bojan.

A substituição surtiu efeito aos 32 minutos. Bojan colocou Messi na cara do gol, entretanto, o argentino acabou chutando na trave. No rebote, Pedro, bem posicionado, anotou o quarto gol do Barça. Nos minutos finais, os anfitriões seguiram ditando o ritmo em busca de um placar mais elástico que chegou nos acréscimos. Aos 47, Messi achou Daniel Alves que, de cobertura, fez 5 a 1 e aumentou a festa dos quase 100 mil torcedores culés que foram ao Camp Nou.

Confira a primeira rodada completa:

Terça-feira

Twente 2 x 2 Inter de Milão

Werder Bremen 2 x 2 Tottenham

Lyon 1 x 0 Schalke

Benfica 2 x 0 Hapoel Tel-Aviv

Manchester United 0 x 0 Rangers

Bursaspor 0 x 4 Valencia

Barcelona 5 x 1 Panathinaikos

Copenhague 1 x 0 Rubin Kazan

Quarta-feira

Bayern de Munique x Roma

Cluj x Basel

Zilina x Chelsea

Olypimque de Marselha x Spartak Moscou

Milan x Auxerre

Real Madrid x Ajax

Arsenal x Braga

Shakhtar Donetsk x Partizan

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com