Muricy: "baile" do Barcelona inspira o Santos no Paulistão

Muricy: "baile" do Barcelona inspira o Santos no Paulistão

Peixe fez 5 a 0 no Guaratinguetá ao estilo do algoz da final do Mundial

Os torcedores do Santos lembram do dia 18 de dezembro de 2011 com tristeza, já que o time foi goleado por 4 a 0 pelo Barcelona. Apesar da chateação pela derrota, os jogadores do Peixe levam o resultado até hoje como lição e usam o estilo de jogo do algoz da final do Mundial como espelho. É isso o que o técnico Muricy Ramalho garantiu, após os 5 a 0 sobre o Guaratinguetá, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, à lá Barça - a vitória garantiu a classificação para a próxima fase do Campeonato Paulista.

Passados pouco mais de três meses da goleada na final do Mundial, o Peixe mostra estilo parecido ao dos espanhóis: quase sempre supera os adversários na posse de bola e troca muitos passes durante os jogos. Fruto do que aprendeu com o time de Messi, Xavi & Cia, um esquadrão admirado pelos santistas.

- Gostamos de dar exemplos para eles. Quando o Barcelona joga, todos do nosso time querem vê-los atuando. Outro dia, atrasamos o treinamento só para ver o Barcelona jogar. Mesmo tomando aquele baile no fim do ano, os caras pegaram esse time como exemplo. É difícil pedir a Neymar e Ganso que parem e toquem a bola, porque aqui no Brasil aprenderam a pegar a bola e agredir. O Barcelona joga assim desde o Cruyff. Mas eles estão melhorando - analisa o treinador.

Diante do time do interior, além da posse de bola e da troca de passes, o Peixe apresentou marcação implacável na saída de bola, da mesma forma como os espanhóis fazem. Esse é, segundo Muricy, outro fator importante para a melhora no rendimento do time.

- Temos de aprender a fazer os atacantes pressionarem os adversários. Na Vila, não podemos deixá-los jogar. Fizemos bem isso no primeiro tempo (quando a equipe abriu 4 a 0), e depois demos espaço, quando a partida estava definida - completou.

Relembrando e tomando o Barça como exemplo durante vários momentos da entrevista após a vitória, Muricy garantiu, até com dose de bom humor: em um novo embate com os espanhóis, o panorama da partida certamente seria diferente.

Garantido na próxima fase do Paulistão, o Peixe agora volta a entrar em campo domingo, contra a Portuguesa, no Canindé, com um time misto.

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com