Murilo é eleito o melhor atleta de 2010; Murer ganha entre as mulheres

Fabiana Murer e Murilo foram os premiados da noite pelo COB

O Prêmio Brasil Olímpico ocorreu nesta segunda-feira no Rio de Janeiro com uma surpresa. O ponteiro Murilo Endres, do vôlei, superou o nadador Cesar Cielo e levou o prêmio de melhor atleta masculino do País em 2010 na festa comandada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A saltadora Fabiana Murer foi a vencedora entre as mulheres no evento no teatro do Museu de Arte Moderna (MAM).

Murilo foi destaque da Seleção Brasileira nas conquistas da Liga Mundial e do Mundial de Roma, sendo eleito o melhor jogador das duas competições. Já Murer foi medalhista de ouro no Mundial Indoor e na Liga de Diamante.

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, iniciou a festa com um discurso que homenageou Luiz Inácio Lula da Silva, que deixa o Palácio do Planalto ao fim do ano. Na sequência, a apresentação seguiu com um tributo ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, contando com vídeo. O político quebrou o protocolo e foi ao microfone para um rápido discurso.



O ministro do Esporte, Orlando Silva, foi mais um homenageado. Ele também seguiu para um pronunciamento, em que destacou feitos de sua administração, não se esquecendo de mencionar a presidente eleita Dilma Rousseff (PT). O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi o próximo a subir ao palco, sendo lembrada a ação contra o crime na capital fluminense.

Os afagos políticos prosseguiram com vídeo homenageando Lula, que recebeu um pequeno troféu e uma placa. Cercado por nomes da administração esportiva brasileira, o presidente da República fez um discurso centrado no profissionalismo da ação do País para receber os Jogos Olímpicos.

O presidente ressaltou a importância do investimento para que o Brasil se torne uma potência esportiva e brincou sobre participar de alguma modalidade para a terceira idade.

A apresentação deu fim às homenagens políticas para relembrar a campanha olímpica do Brasil no ano, como os Jogos de Inverno e os Sul-Americanos de Medellín. Iniciou-se, então, a premiação dos destaques do ano, com atletas subindo ao palco para receber seus troféus.

Depois de apresentação musical da banda Melanina Carioca, o ícone do boxe nacional Éder Jofre foi presenteado com o troféu Adhemar Ferreira da Silva. O ex-lutador, que comemorou em 2010 os 50 anos de seu primeiro título mundial, foi bastante aplaudido, e deu um emocionado discurso sob lágrimas.

A premiação foi retomada com esportistas das diversas modalidades subindo ao palco e teve como destaque Mayra Aguiar, melhor atleta do judô. Gabriel o Pensador foi a próxima atração musical, levando um rap animado ao evento. Depois de novos atletas vencedores em suas atividades, Toni Garrido fez a última apresentação da noite.

Fabiana Murer foi ao palco pouco depois para entregar a Daniel Dias e Edênia Garcia, ambos da natação, o prêmio como melhores paraolímpicos do ano. Os esportistas seguiram com os troféus, e foram lembrados os vencedores que não puderam comparecer ao evento.

Os treinadores tornaram-se o foco da premiação na sequência, com Bernardinho (vôlei) e Elson Miranda (salto com vara) sendo os laureados.

O evento prosseguiu para o final com os melhores atletas da temporada. Murilo desbancou o favorito Cielo e o judoca Leandro Guilheiro entre os homens, enquanto Fabiana Murer foi a campeã com as mulheres, deixando para trás a dupla Juliana e Larissa (vôlei de praia) e Ana Marcela (maratona aquática).

Confira a seguir os vencedores em cada modalidade:

Atletismo - Fabiana Murer

Badminton - Daniel Paiola

Basquete - Tiago Splitter

Boliche - Roberta Rodrigues

Boxe - Roseli Feitosa

Canoagem Slalom - Silvia Gnadt

Canoagem Velocidade - Nivalter Santos

Caratê - Douglas Brose

Ciclismo BMX - Mayara Perez

Ciclismo Estrada - Rafael de Matos Andriato

Ciclismo Mountain Bike - Rubens Donizete de Valeriano

Ciclismo Pista - Janildes Fernandes

Desportos na Neve - Mirlene Picin

Desportos no Gelo - Fabiana Alves dos Santos

Esgrima - Cleia Guilhon

Esqui Aquático - Marcelo Giardi

Futebol - Paulo Henrique Ganso

Futsal - Falcão

Ginástica Artística - Jade Barbosa

Ginástica Trampolim - Daienne Lima

Ginástica Rítmica - Angélica Kvieczynski

Handebol - Alexandra Nascimento

Hipismo Adestramento - Luiza Almeida

Hipismo CCE - Ruy Fonseca

Hipismo Saltos - Rodrigo Pessoa

Hóquei sobre Grama - Daniel Tatara

Judô - Mayra Aguiar

Levantamento de Peso - Fernando Reis

Luta - Joice Silva

Maratona Aquática - Ana Marcela Cunha

Natação - Cesar Cielo

Nado Sincronizado - Equipe de nado sincronizado

Patinação Artística - Juliana Almeida

Pentatlo Moderno - Yane Marques

Pólo Aquático - Luiza Carvalho

Remo - Fabiana Beltrame

Saltos Ornamentais - César Castro

Squash - Rafael Alarcon

Taekwondo - Marcio Wenceslau

Tênis - Thomaz Bellucci

Tênis de Mesa - Gustavo Tsuboi

Tiro com Arco - Bernardo Oliveira

Tiro Esportivo - Felipe Wu

Triatlo - Reinaldo Colucci

Vela - Bruno Prada e Robert Scheidt (classe Star

Vôlei de Praia - Juliana e Larissa

Vôlei - seleção adulta masculina de vôlei

Técnico (individual) - Elson Miranda (salto com vara)

Técnico (coletivo) - Bernardinho (vôlei)

Fonte: Terra, www.terra.com.br