Na saideira do Português, Porto bate o campeão Benfica. Sporting é o vice

Encarnados, Leões e Dragões estão na Champions

Com seis brasileiros em campo, Porto e Benfica encerraram suas participações no Campeonato Português em clássico disputado neste sábado no estádio do Dragão pela 30ª e última rodada. E quem se deu bem foi o time da casa que aplicou 2 a 1 sobre os reservas do campeão lusitano. Entre os brasucas, Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Kelvin, vestiram a camisa dos Dragões, enquanto Jardel defendeu os Encarnados. Ao todo, foram cinco encontros entre os rivais portugueses na temporada, com duas vitórias para cada lado e um empate sem gols.


Na saideira do Português, Porto bate o campeão Benfica. Sporting é o vice

Mais cedo, os juniores do Porto venceram o Benfica também por 2 a 1 em jogo marcado por muita confusão. Torcedores dos Dragões lançaram explosivos em direção ao banco de reservas adversário e, após o fim da partida, os jogadores encarnados agrediram os atletas rivais. Com a derrota, o Benfica terminou como vice-campeão e o Braga levou o troféu.

No confronto entre os profissionais, a rede balançou somente no primeiro tempo. O Porto começou bem e logo aos 4 minutos de bola rolando abriu o placar com Ricardo Pereira. Aos 26, o argentino Enzo Pérez, de pênalti, empatou. Já no fim da primeira etapa, o colombiano Jackson Martínez, colocou o time da casa na frente mais uma vez em ótima cobrança de pênalti.

Aliás, o atacante do Porto, que interessa ao Roma e ao Napoli, é o artilheiro do Campeonato Português com 20 gols marcados, seguido por três brasileiros: Derley, do Marítimo (15); Rafael Martins, do Vitória de Setúbal (15); e Lima, do Benfica (14).

Campeão português com duas rodadas de antecipação e campeão da Taça da Liga na última quarta-feira, o Benfica disputa mais dois troféus nos próximos dias. A equipe enfrenta o Rio Ave na final da Taça de Portugal, dia 18, além de decidir a Liga Europa contra o Sevilla nesta quarta no Juventus Stadium, em Turim.

Além do campeão Benfica, a competição termina com o Sporting em segundo lugar, seguido pelo Porto, em terceiro. Os três clubes garantiram vaga na Liga dos Campeões, sendo que os Dragões disputam a fase classificatória. O Estoril e o Nacional, quarto e quinto colocado respectivamente, participam da próxima edição da Liga Europa.

Na parte de baixo da tabela, o Olhanense foi rebaixado para a segunda divisão ao perder para o Vitória de Setúbal por 3 a 1 na última rodada. O Paços de Ferreira foi derrotado pelo Acadêmica por 4 a 2, ficou em 15º na tabela e vai disputar um playoff com o Desportivo das Aves, quarto colocado da Liga 2, para decidir quem fica na elite do futebol português na temporada 2014/15.

Três jogos encerram a 30ª rodada neste domingo, mas os resultados nada podem alterar em termos de classificações ou rebaixamento. As partidas acontecem às 12h (de Brasília). São elas: Sporting x Estoril; Gil Vicente x Nacional; e Marítimo x Rio Ave.

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com