Nova condenação: Robinho não será extraditado, mas pode ser preso

Os advogados do jogador creem ser quase impossível que, mantida a pena, Robinho seja obrigado a cumprir a sentença no Brasil.

Avalie a matéria:
Nova condenação na Itália: Robinho não será extraditado, mas ser preso | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Corte de Apelação de Milão confirmou nesta terça-feira (9) a sentença de nove anos de prisão para o atacante Robinho e seu amigo Ricardo Falco pelo crime de violência sexual contra uma mulher albanesa, em 2013, na cidade de Milão, no período em que o brasileiro atuava pelo Milan. Com a condenação, Robinho não deve ser extraditado, mas pode cumprir pena no Brasil depois que processo tiver uma sentença definitiva, segundo especialistas. Informações do Uol.

A sentença não é uma novidade, uma vez que já havia sido proferida em dezembro. Nesta terça, um dia antes do vencimento do prazo legal, o texto apenas formalizou a condenação. Agora, resta apenas a Corte de Cassação, terceira e última instância da Justiça italiana, para a defesa de Robinho recorrer.

Robinho pode ser preso- Foto: Reprodução/Santos

Logo após a condenação, em dezembro, o Lei em Campo apurou que os defensores de Robinho acreditavam que o jogador seria absolvido pelo tribunal na audiência de apelação por conta das novas provas apresentadas pelos advogados. Embora o atleta e sua defesa admitam que houve relação de sexo oral entre Robinho e a vítima, a alegação é que a jovem albanesa, na época com 23 anos, não estava inconsciente e consentiu em participar do ato carnal. A defesa de Robinho, no entanto, diz que pode provar cientificamente que ela não estava a ponto de não poder oferecer resistência.

Robinho pode ser extraditado?

 Vale ressaltar que a Constituição Federal dispõe, no inciso LI, do artigo 5º, que "nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei". Assim, a única alternativa para a prisão de Robinho seria que ele fosse preso em uma cela em território brasileiro.

Os advogados do jogador creem ser quase impossível que, mantida a pena, Robinho seja obrigado a cumprir a sentença no Brasil. A condenação italiana, se confirmada, o que a defesa de Robinho não acredita que vai acontecer, deverá, segundo os defensores, no máximo levar a ser iniciado um novo processo no Brasil, onde as provas serão novamente objeto de contraditório e ampla defesa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES