Nova Zelândia, Camarões e Nigéria estarão na Copa

O resultado na última rodada deixa a seleção camaronesa com 13 pontos em primeiro lugar do Grupo A

Samuel Eto?o pode comemorar: após o fracasso de 2006, Camarões venceu Marrocos por 2 a 0 neste sábado, fora de casa, e garantiu seu lugar na Copa do Mundo de 2010. O atacante do Inter de Milão fez o segundo gol da partida.

O resultado na última rodada deixa a seleção camaronesa com 13 pontos em primeiro lugar do Grupo A. O Gabão ficou em segundo com nove, depois de perder por 1 a 0 para Togo neste sábado. Mais cedo, a Nigéria sofreu para vencer a Quênia por 3 a 2 e também se classificou para 2010, pelo Grupo B. Na repescagem entre Oceania e Ásia, a Nova Zelândia venceu Bahrein por 1 a 0 e estará de volta ao Mundial após 28 anos.

Camarões é a quinta seleção africana classificada para o Mundial. Anfitriã do Mundial, a África do Sul já estava garantida. Depois, Gana (Grupo D), Costa do Marfim (Grupo E) e Nigéria (Grupo B) asseguraram um lugar. O continente terá seis representantes em 2010. Egito e Argélia decidirão o último classificado em um jogo extra na próxima quarta-feira, no Sudão.

O primeiro gol camaronês foi de Webo, aos 18 minutos de jogo, com chute da entrada da área. A estrela Eto?o ampliou para 2 a 0 aos sete do segundo tempo, quase em cima da linha, após toque de cabeça de Makoun.

Nas últimas eliminatórias, Camarões foi eliminado de forma traumática e ficou fora da Copa. Em casa, a equipe de Eto?o precisava da vitória contra o Egito para ir à Alemanha, mas ficou no 1 a 1. Para desespero da torcida e jogadores, Wome desperdiçou uma cobrança de pênalti nos acréscimos. Esta será o sexto Mundial de Camarões, que já jogou o torneio da Fifa em 1982, 1990, 1994, 1998 e 2002.

Até agora, 26 países já estão no Mundial: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, México, Estados Unidos, Honduras, Holanda, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Dinamarca, Sérvia, Itália, Eslováquia, Suíça, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão, Austrália, Gana, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Nova Zelândia e a anfitriã África do Sul.

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com