Obras da pista de ciclismo são iniciadas na zona Sudeste de THE

No final de semana, o prefeito de Teresina visitou a região

A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio das Secretarias de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) e de Esportes e Lazer (SEMEL), realizou a primeira visita técnica ao terreno onde será construída uma pista olímpica de ciclismo BMX. A visita marcou o início da obra, que terá o prazo de seis meses para ser concluída.

“A obra é dividida em etapas. A visita serviu para dar início à conferência do levantamento planialtimétrico e ao projeto de terraplanagem, ou seja, questões técnicas. 

Em dez dias, que é quando essa fase técnica será finalizada, as máquinas começarão a construir. A Prefeitura estará presente a cada etapa da obra, realizando o acompanhamento para garantir a conclusão dentro do prazo previsto”, declara a arquiteta da SEMPLAN, Virgínia Moura.

A pista de ciclismo está sendo construída no Residencial Frei Damião, zona Sudeste da cidade. A obra, que faz parte do Plano Brasil Medalhas, está orçada em R$ 1.361.093,50 e terá duas pistas de BMX, também conhecido como bicicross, em padrão olímpico e adequadas para a prática esportiva a partir dos cinco anos de idade.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Galba Coelho, observa que a pista fomentará a prática do ciclismo: “A pista é um ganho extremamente importante para o esporte piauiense, promovendo uma maior visibilidade ao esporte e revelando novos talentos.

Além disso, a pista será um local seguro para as crianças da cidade se divertirem e aprenderem a andar de bicicleta, tornando-se um espaço importante de convivência social entre as famílias”, observa.

No final de semana, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) se reuniu com moradores e lideranças comunitárias da zona Sudeste da cidade. O encontro teve o objetivo de ouvir as demandas e prioridades da região e ainda falar sobre os projetos e obras que estão sendo executados pela Prefeitura nas comunidades.

A reunião contou ainda com a presença da superintendente da Desenvolvimento Urbano Sudeste, Márcia Santos.

Entre as demandas, a melhoria do Mercado do Renascença, construção da galeria do Residêncial Manoel Evangelista, a iluminação da estrada da Taboca, construção de um binário da avenida Noé Mendes etc.

O prefeito destacou que esse encontro com as comunidades têm sido uma prioridade na sua gestão para que a população tome conhecimento das intervenções que a Prefeitura está realizando e planejando para cada bairro.

“A Prefeitura tem um conjunto de obras realizadas na região Sudeste. Não apenas obras físicas, mas também trabalhando na viabilização de ações que gerem emprego e renda e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, destacou.

O chefe do executivo municipal citou que a região Sudeste é uma das primeiras que serão beneficiadas com intervenções de trânsito, por exemplo. “Aqui estamos construindo a Ponte Anselmo Dias, que é uma obra de R$ 64 milhões e que vai ser primordial para a mobilidade urbana. 

Está sendo beneficiada também com a construção dos terminais de integração, que dará um novo gás no transporte público. As obras estão avançadas e temos que priorizar o transporte público em detrimento do individual”, explicou.

Firmino Filho destacou também que a região Sudeste está recebendo uma filial de uma empresa de call center que irá gerar vários empregos na região. Para isso, há a necessidade das pessoas estarem qualificadas para atender a essa demanda. 

“Implantamos um centro de treinamento e capacitação em call center no Itaperu e queremos estender esse projeto para outras regiões e aqui será contemplada, justamente por estar recebendo esse polo de call center”, pontua.

O prefeito destacou ainda que a zona Sudeste está recebendo outras obras importantes executadas pela Prefeitura, a exemplo da reforma do Mercado do Dirceu I, revitalização da horta comunitária, além do trabalho de pavimentação asfáltica e poliédrica.

“Estamos fechando todo o Renascença I e II com asfalto e o Green Park e Manoel Evangelista com calçamento. São obras importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, frisou.

Morador da região, o padre Francisco Borges agradeceu a presença do prefeito r destacou que encontros como aqueles eram importantes para aproximar a Prefeitura das comunidades. “Aqui temos a possibilidade de falar nossos anseios e ouvir o que está sendo programado para nossa região”, completou.

Fonte: Jornal Meio Norte