Palmeiras e Fla revivem disputa acirrada no Brasileiro após 5 anos

Diferença do líder para o vice é de apenas 1 ponto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A disputa rodada a rodada pelo título entre Flamengo e Palmeiras é a primeira em cinco anos no Brasileiro.  Desde 2011 que dois times não ficam emparelhados assim no Nacional neste estágio do campeonato, o time alviverde tem 54 pontos, e rubro-negro, 53. De 2012 em diante, na 27ª rodada, o líder já tinha aberto vantagem e o segundo colocado não voltou a se aproximar.

Nos últimos quatro Nacionais, o campeão acabou com diferença de mais de 10 pontos sobre o vice em três deles: Corinthians (2015), Cruzeiro (2014 e 2013). Em 2012, o Fluminense terminou com cinco pontos a mais do que o Galo, mas o time carioca já tinha essa distância sólida desde a 27ª rodada.

Em 2013, o Cruzeiro disparou e abriu 11 pontos de vantagem sobre o Grêmio neste estágio do campeonato e não foi mais ameaçado. No bicampeonato, o time mineiro tinha sete pontos de frente sobre o São Paulo e também ganhou com facilidade. No ano passado, o Corinthians abrira cinco sobre o Galo nesta mesma rodada e o time mineiro não voltou a chegar perto.

Flamengo e Palmeiras se tornaram protagonistas na disputa pelos seus bons desempenhos recentes. Nas últimas dez rodadas, os dois times somaram 75% dos 60 pontos seguidos, isto é, rendimento superior ao do restante do campeonato. Acumularam 13 vitórias em 20 jogos, com apenas uma derrota.

Reviravolta

Pelo histórico do campeonato, não se descarta uma virada que leve o Atlético-MG ao título nacional, o time mineiro também acumula vitórias recentes. Nos pontos corridos, times conseguiram tirar diferenças de cinco pontos faltando 11 rodadas, embora seja difícil. Uma taça para o Santos e Fluminense, com desvantagem de 10 e 11 para o líder, é bem mais improvável.

Impossível é prever agora o que vai ocorrer nas 11 rodadas finais. O cenário indica uma disputa equilibrada entre Flamengo e Palmeiras. Por isso, qualquer um que abrir um diferença de cinco pontos sobre o segundo colocado dificilmente perderá o campeonato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES