Palmeiras vence primeira no Paulistão

Com um gol do estreante Cleiton Xavier, Verdão começa a brigar pelo bi

Com apenas quatro dos oito reforços ? Maurício Ramos, Danilo, Cleiton Xavier e Willians ? em campo, o Palmeiras venceu a partida de abertura do Campeonato Paulista 2009 nesta quarta-feira. Jogando em Ribeirão Preto, o Verdão passou sufoco, mas ganhou do Santo André por 1 a 0, gol de Cleiton Xavier.

É bom lembrar que nos dois jogos-treinos que fez em sua pré-temporada, em Atibaia, a equipe de Vanderlei Luxemburgo não conseguiu fazer um gol sequer. Perdeu por 3 a 0 para o Rio Claro, e 1 a 0 para União São João de Araras. Nesse aspecto, a estreia com os três pontos já valeu a pena.

Marcelinho Carioca assusta, e só

No início, a grande ameaça foi o velho conhecido Marcelinho Carioca e as suas bolas paradas. Aos 8 minutos, numa cobrança de escanteio, ele bateu de curva e quase fez gol olímpico. Pouco depois, em novo cruzamento, a finalização de cabeça só não entrou porque Jefferson tirou em cima da linha. Logo em seguida, em falta para o Ramalhão, o Pé-de-Anjo assustou e a bola passou rente ao travessão.

Com dificuldade para sair jogando, as melhores oportunidades do Palmeiras foram pelas alas. Pela direita, Fabinho Capixaba era ótima válvula de escape para fugir da forte marcação. Ele chegou algumas vezes com perigo, mas faltou capricho no último toque.

Além de Marcelinho, quem arrancou suspiro da torcida foi Jonathan num chute de longa distância. Aos 40 minutos, ele arriscou de fora da área e exigiu grande defesa de Bruno (o titular Marcos ainda se recupera de lesão e ficou em São Paulo).

O Verdão descontou na sequência e, dessa vez, foi fatal. Aos 42, Fabinho Capixaba achou Lenny dentro da área; o atacante viu Cleiton Xavier passando às suas costas e só rolou para o ex-jogador do Figueirense bater forte no canto de Neneca. Foi o primeiro gol do Paulistão.

No segundo tempo, as chances de gol continuaram aparecendo, mas os gols não saíram. Do lado do Ramalhão, a precisão dos passes de Marcelinho continuou ditando o ritmo do time do ABC. Mas as duas melhores oportunidades não foram dele. Jonathan e Chiquinho carimbaram a trave.

Do lado palmeirense, Lenny foi quem perdeu o melhor lance, ao demorar para chutar a gol e ver Neneca defender aos seus pés. Diego Silva também desperdiçou a sua vez. Para sorte deles, não fez falta.

No sábado, ainda em Ribeirão Preto ? o time vai cumprir suspensão por ter perdido um mando em seu estádio pelo caso do gás no vestiário do Palestra Itália no clássico com o São Paulo no ano passado ?, o Palmeiras terá o Mogi Mirim pela frente. A novidade deve ser a entrada de Keirrison, contratado do Coritiba e apresentado no início da semana. Os demais reforços ? Edmílson, Pablo Armero e Marquinhos ? ainda não têm previsão de estreia.

Na próxima rodada, o Santo André fará o clássico do ABC contra o São Caetano no sábado.

Fonte: GloboEspote, www.globoesporte.com