Palmeiras vota mudança polêmica que aumenta mandato presidencial

A mudança tem dividido opiniões.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Deliberativo do Palmeiras vota na noite desta segunda-feira algumas mudanças no estatuto do clube. A mais importante delas, que vem dividindo a opinião de conselheiros e associados, trata do aumento do mantado presidencial para três anos – atualmente, o presidente eleito tem dois anos de administração.

Conselheira e patrocinadora do Palmeiras, Leila Pereira é defensora pública da alteração no estatuto. Na última quinta-feira, inclusive, ela promoveu um jantar entre associados e conselheiros e voltou a citar a importância, na visão dela, da alteração estatutária.

Mesmo sem afirmar que pretende concorrer à presidência do clube no futuro, Leia Pereira seria beneficiada se tal mudança passasse a valer já na próxima eleição, em outubro. Assim, no pleito seguinte, em 2021, ela já terá completado o primeiro mandato de conselheira, condição para poder concorrer ao cargo de presidente.

A manutenção do mandato em dois anos ou a aprovação da gestão de três anos somente a partir de 2020, Leila Pereira, ou qualquer outro conselheiro nas mesmas condições, só poderia concorrer a partir de 2022.

Opositores argumentam que uma gestão de três anos até seria válida, desde que não interferisse no pleito deste ano, quando se encerra o primeiro mandato de Galiotte. Há argumentos de que uma alteração hoje seria uma oportunidade eleitoral. Do outro lado, a ideia é de enfim colocar em prática uma das principais ideias da reforma estatutária.

Nas últimas semanas, diferentes grupos de conselheiros se manifestaram em defesa e contra a mudança no estatuto. Alas mais tradicionais da política palmeirense defendem a manutenção do atual sistema de administração, enquanto pessoas ligadas ao presidente Maurício Galiotte trabalham pela alteração. A expectativa é que a disputa seja equilibrada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES