Pela segunda vez na história, quatro campeões estaduais chegam à semi

Atlético-GO, Vitória, Grêmio e Santos iniciam nesta quarta-feira a disputa por uma vaga na decisão

A Copa do Brasil reúne potências e surpresas no quadro dos semifinalistas em 2010. De um lado da chave, o confronto entre Santos e Grêmio tem cara de final antecipada, como já definiu o meia tricolor Hugo. Reúne o time mais badalado da temporada e o clube com maior número de conquistas no torneio (quatro, ao lado do Cruzeiro). Do outro lado, vem a novidade. Atlético-GO e Vitória desbancaram favoritos e alcançaram o grupo dos quatro melhores da competição - o time goiano pela primeira vez, enquanto o baiano já havia chegado em 2004.

Se existem diferentes expectativas cercando os confrontos, há uma semelhança entre os postulantes à decisão e que é um fato raro: todos já colocaram a faixa de campeão na temporada. É a segunda vez em 22 edições da Copa do Brasil que os semifinalistas venceram o Estadual no mesmo ano. Isso só havia acontecido em 1996, com Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro. Na ocasião, o campeão mineiro conquistou também o torneio nacional.

Seguindo os números, apenas uma vez três campeões estaduais chegaram à semifinal: em 2003 (Sport, Goiás e Cruzeiro). E em duas oportunidades não havia um só campeão estadual entre os quatro times que disputavam vaga na final: em 2006 (Flamengo, Vasco, Fluminense e Ipatinga) e em 1999 (Botafogo, Juventude, Palmeiras e Internacional).

Confira abaixo a lista de semifinalistas na história da Copa do Brasil (o primeiro time citado foi o campeão, e em negrito estão os que venceram seus estaduais naquele ano).

Fonte: Globo Esporte