Peru se despede da Copa do Mundo com vitória sobre a Austrália

André Carrillo e Paolo Guerrero marcaram os gols

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de bons jogos, enfim, a seleção peruana pôde comemorar a primeira vitória na Copa do Mundo da Rússia, justamente na despedida da competição. Com gols de André Carrillo e Paolo Guerrero, a equipe comandada por Ricardo Gareca mostrou eficiência, ausente nos dois primeiros compromissos, e venceu nesta terça-feira a Austrália pelo placar de 2 a 0, em partida disputada na cidade de Sochi.

Foi a primeira vitória peruana em 40 anos na principal competição do futebol mundial. O time não comemorava o resultado positivo desde o 4 a 1 sobre o Irã, no Mundial de 1978. O duelo no Fisht Stadium ainda marcou o primeiro gol de um jogador que atua no Brasil, com Guerrero quebrando o jejum.

De volta ao torneio depois de 36 anos de ausência, o Peru flertou com resultados positivos diante de dinamarqueses e franceses, outros rivais pelo grupo C, mas o resultado tão esperado veio somente diante dos australianos.

O triunfo faz a equipe sair da Rússia com um gosto de que era possível uma campanha melhor, ainda mais com a presença de um grande número de torcedores durante as duas semanas de Copa do Mundo. Se não fosse o pênalti desperdiçado na estreia, a seleção poderia seguir às oitavas.

O Peru termina a competição com três pontos, na terceira posição. A Austrália, que possuía chances de classificação antes do início da partida, fica com apenas um depois de três rodadas. França (sete) e Dinamarca (cinco) avançaram para a fase de oitavas de final.

Quem foi bem: Carrillo

André Carrillo sai da Copa do Mundo como um dos destaques da seleção peruana e valorizado. Dono de boas atuações diante de dinamarqueses e franceses, o camisa 18 da seleção peruana foi presenteado ao anotar o primeiro gol da equipe no Mundial da Rússia. 

Quem foi mal: Juric

A referência no ataque australiano viveu uma atuação discreta e perdeu a maioria das disputas individuais contra a zaga peruana. Em um confronto decisivo, a Austrália sentiu falta de uma referência mais qualificada para vazar a meta do adversário sul-americano.

Guerrero, enfim, é decisivo.

Paolo Guerrero batalhou (e muito) para estar na Copa do Mundo. Fora do time titular na estreia contra a Dinamarca e marcado por perder uma oportunidade clara contra a França, o centroavante do Flamengo, enfim, se mostrou decisivo para a seleção peruana. Saiu dos pés do camisa 9 a bela assistência – uma invertida de bola na medida - para Carrillo abrir o placar aos 17min do primeiro tempo. Na etapa final, veio o momento mais esperado pelo jogador: marcar o seu primeiro gol no torneio.

Austrália desperdiça gols

Os australianos ainda sonhavam com a classificação e sofreram um duro golpe com o gol de Carrillo. No entanto, a equipe de Bert Van Marwijk cresceu de rendimento com a desvantagem e deu trabalho para a defesa peruana. O site da Fifa destaca que, somente no primeiro tempo, foram quatro oportunidades claras para vazar a equipe sul-americana. As chances terminaram em frustração com a má pontaria de nomes como Leckie e Rogic.

Enfim, peruanos são eficientes

Bastou uma tentativa de gol, segundo estatística divulgada pela Fifa no intervalo do jogo, para a equipe de Ricardo Gareca balançar a rede australiana. Marcado pelo acúmulo de chances perdidas nas primeiras duas rodadas, como o pênalti desperdiçado por Cueva contra a Dinamarca, o Peru apresentou a eficiência esperada por Ricardo Gareca somente no último jogo. Na segunda oportunidade, Guerrero ampliou e assegurou o resultado.

Calor influencia

O balneário de Sochi traz uma situação incomum para quem se apega aos estereótipos russos, de frio e “inverno até no verão”. O calor influenciou diretamente o ritmo de jogo e da festa nas cadeiras do Fisht Stad. Disputado na tarde desta terça-feira no horário local, o duelo contou com temperaturas na casa acima dos 30°C.

Despedida?

O confronto contra o Peru deve ter marcado a despedida da lenda australiana Tim Cahill do futebol. Um dos maiores atletas da história do país localizado na Oceania, o veterano de 38 anos entrou em campo no segundo tempo para o ataque dos Socceroos. A atuação foi discreta e em pouco acrescentou em uma partida na qual a equipe acabou dominada na parte final. 

FICHA TÉCNICA AUSTRÁLIA 0 x 2 PERU

Local: Estádio Fisht, em Sochi (Rússia)

Data: 26 de junho de 2018 (terça-feira)

Horário: 11h (de Brasília)

Árbitro: Sergei Karasev (Rússia)

Assistentes: Anton Averianov e Tikhon Kaluign (ambos da Rússia)

Cartões Amarelos: Jedinak, Milligan, Rogic e Arzani (Austrália); Yotún e Hurtado

Gols: PERU: Carrillo, aos 18min do 1º tempo, e Guerrero, aos 4min do 2º tempo

AUSTRÁLIA: Ryan; Risdon, Sainsbury, Milligan e Behich; Jedinak e Mooy; Leckie, Rogic (Irvine) e Kruse (Arzani); Juric (Cahill). Técnico: Bert Van Marwijk.

PERU: Gallese; Advíncula, Ramos, Santamaria e Trauco; Tapia (Hurtado) e Yotún (Aquino); Carrillo (Cartagena), Cueva e Flores; Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES