Pezão veta projeto de lei que obriga o uso de árbitro de vídeo

O recurso já foi adotado pela Fifa Mundial

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, vetou integralmente projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Samuel Malafaia (DEM) que pretendia tornar o árbitro de vídeo obrigatório em jogos do Campeonato Carioca. A primeira fase da edição de 2018 do Carioca começou a ser disputada na última semana, sem contar com o recurso.

Em seu projeto de lei 3377/2017, apresentado na Assembleia Legislativa (Alerj) em setembro, Malafaia pedia a implementação do árbitro de vídeo “a partir do momento em que a Comissão de Arbitragem da Ferj (Federação de Futebol do Rio) apresente condições técnicas e materiais”, o que poderia ocorrer no meio de uma competição. Em caso de descumprimento, o deputado pedia multas a partir de R$ 50 mil e adiamento de partidas.

Na justificativa para o veto, Pezão se baseou no artigo 217 da Constituição Federal, que cita a “autonomia das entidades esportivas” na organização de seus campeonatos. Para o governador, o projeto de lei em questão feria esta autonomia, de modo que o uso do árbitro de vídeo deveria ser decidido pela própria Ferj, responsável pela organização do Carioca.

Em setembro, a CBF anunciou que implementaria o árbitro de vídeo durante o Campeonato Brasileiro deste ano. A decisão foi tomada após a vitória do Corinthians sobre o Vasco, com gol de mão marcado pelo atacante Jô. No entanto, dificuldades técnicas fizeram a entidade voltar atrás e deixar o uso do AV para 2018, ainda sem data oficial.

O árbitro de vídeo foi testado pela Conmebol, entidade responsável por competições sul-americanas, nas fases decisivas da Libertadores e da Copa Sul-Americana deste ano. O recurso também foi adotado pela Fifa no Mundial de Clubes e na Copa das Confederações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES