Piauí conquista 9 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude no CE

Atletas piauienses conseguiram saldo positivo em Fortaleza, Ceará.

O esporte piauiense na etapa infantil e infanto para alunos/atletas de 12 a 14 anos nas categorias individual e coletiva tiveram um saldo positivo em Fortaleza, Ceará, no período de 3 a 12 de setembro. Foram conquistadas nove medalhas - quatro de ouro, uma prata e quatro bronze. “Um balanço positivo”. A expressão é do chefe da delegação Sérgio Henrique, coordenador da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), que sucedeu Reginaldo Fonseca, nos esportes coletivos.

“Tivemos bom aproveitamento na fase individual, com a conquista de medalhas de ouro, prata e bronze, com destaque para o badminton. No coletivo, só tivemos uma medalha, de ouro, no handebol. Um grande feito, por se tratar da segunda divisão, onde o nível era muito alto, garantindo nossa vaga para primeira divisão em 2016. De forma que avalio como boa a nossa participação nos Jogos Escolares da Juventude, considerando a disputa que tivemos com a presença de 26 estados. Acredito que fizemos boa campanha”, disse.

Como único ouro no coletivo, o treinador Giuliano Martins Ramos, do handebol masculino da Escola Municipal Paulo Nunes, avalia como boa a participação nos Jogos da Juventude. “Quando você trabalha, planeja e faz um projeto para chegar entre os melhores do Brasil e consegue esse bom resultado que foi o título, a gente fica muito alegre, satisfeito, sabendo que o projeto/trabalho que a gente está a frente é um sucesso. O objetivo é cada vez trabalhar mais para manter o nome da nossa escola entre as melhores do país”.

Exceto o handebol masculino, as demais modalidades coletivas não tiveram na competição nacional. E Giuliano manda um aviso: “Os administradores, as pessoas que trabalham como nosso esporte tem que avaliar, ver onde é que nós estamos errando de uma maneira geral pra poder melhorar os demais esportes ou ajudar através da  lei de incentivo, bolsa atleta, materiais, infraestrutura para o nosso estado e município para que possa fazer com que também tenhamos várias medalhas em ouras modalidades”, enfatizou.   

A próxima etapa dos Jogos Escolares da Juventude, para jovens com idade entre 15 a 17 anos, será realizada em Londrina e Maringá, no Paraná, no período de 12 a 21 de novembro. Os Jogos Escolares da Juventude foram organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza e patrocínio máster da Coca-Cola.


Fonte: Assessoria