Piauí terá campeonato de enduro a pé em várias regiões do Estado

O objetivo de cada equipe é cruzar a linha de chegada com a menor pontuação possível

A temporada do enduro a pé está de volta. Então, a hora é de formar suas equipes, escolher aquele bom tênis, colocar roupas leves e praticar um dos esportes mais saudáveis e democráticos do mundo. O Piauí vai organizar um grande campeonato, com cinco etapas, em regiões do Piauí e Maranhão, contemplando as mais diferentes paisagens e regiões do Estado. A primeira delas já está marcada para o dia 16 de março, na Floresta Nacional dos Palmares, um grande parque ambiental totalmente preservado e protegido pelo Instituto Chico Mendes, em uma área de 170 hectares, localizada no município de Altos, às margens da BR 343, a 23 Km ao Norte de Teresina.

O enduro a pé ou Trekking, como também chamado, é um esporte de regularidade percorrido a pé por trilhas preestabelecidas pelos organizadores, que fornecem planilhas com informações pertinentes sobre o percurso a ser seguido pelas equipes inscritas. O objetivo de cada equipe é cruzar a linha de chegada com a menor pontuação possível; vence quem errar menos em um tempo estabelecido.

As categorias em disputa serão a graduado e a turismo, onde a diferença serão as médias de velocidade e o tamanho do percurso da prova, para equipes de três e quatro pessoas. Um dos organizadores, Landerson Carvalho, administrador que possui experiência na realização e organização de eventos de aventura e off-road, como kite surf e mountain bike, afirmou que o Cajuína Trekking terá cinco etapas, que ainda estão sendo definidas e serão realizadas até o mês de dezembro, uma delas acontecerá em Barra Grande, em Cajueiro da Praia, no litoral. ?A segunda etapa será na famosa Serra de Santo Antonio, município de Campo Maior, em abril, um dos pontos mais altos da região Norte do Estado e local ideal para a prática de esportes de aventura e enduros. Nossa proposta é realizar um evento gostoso de fazer durante o ano todo, onde a proposta é integrar as pessoas cada vez mais no esporte, criando um clima de amizade e de contemplação de lugares fascinantes da natureza?, explicou.

Os participantes contarão com toda estrutura e segurança, tendo o evento regulamento e, portanto, regras próprias, estrutura de apoio médico com ambulância, resgate, pontos de hidratação, apuração e cronometragem Totem, arena com muita agitação e muita animação e premiação com medalhas, troféus e sorteios de brindes.


Piauí terá campeonato de enduro a pé em várias regiões do Estado

Piauí terá campeonato de enduro a pé em várias regiões do Estado

Fonte: Assessoria