Piauiense José Teles disputa a "Volta da Pampulha"

Maratona servirá para preparação para a Corrida Internacional de São Sil

O maratonista José Teles de Sousa, piauiense que reside em São Paulo, depois da Olimpíada de Pequim, enfrenta um novo desafio, a busca do título da Volta Internacional da Pampulha. Ele encarra amanhã, em Belo Horizonte (MG), o percurso de 17,8 quilômetros da prova pelas principias ruas da capital mineira. A

largada está confirmada para 8h15, na Praça Alberto Dalva Simão.

Classificado para o Campeonato Mundial de Berlim, na temporada de 2009, José Teles disse à reportagem do Jornal Meio Norte que acredita na conquista de uma boa colocação na Pampulha, um dos mais disputados eventos de provas de rua do país. ?Treinei para ficar entre os primeiros. Eu já fui terceiro lugar desta prova em 2003 e estou confiante de chegar entre os três melhores?, disse.

Além do título, para o piauiense a competição na capital mineira será importante pelo fato de contar

pontos para o ranking brasileiro. De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) os dez primeiros do ranking no masculino e no feminino integrarão o Programa de Apoio a Corredores de Elite em 2009.

Franck Caldeira também estará em busca do título. A participação na Volta da Pampulha, que também

contará com corredores de vários países, para o piauiense servirá para preparação para a Corrida Internacional de São Silvestre, último evento do ano e que faz parte do seu planejamento de competições. Esta prova que tem inscritos um total de 20 mil atletas de vários países será disputada no dia 31 de dezembro, em São Paulo.

José Teles, que foi o único do Brasil a completar a maratona dos Jogos Olímpicos de Pequim, após chegar

da China, participou de duas corridas em São Paulo e ganhou a dos 10km do Brasil. ?Eu competi em duas provas e me dei bem em uma, agora no domingo, disputo a Volta da Pampulha?.

Questionado sobre a possibilidade de disputar a Volta da Cajuína, em Teresina, no dia 14 de dezembro,

Teles disse que tem interesse, mas a data da realização da prova, está impedindo a confirmação. ?Eu gostaria muito, mas está um pouco tumultuado porque vou fazer Pampulha e a São Silvestre e pretendo ir em janeiro a minha cidade (Rio Grande do Piauí) dar uma descansada?.

Fonte: Socorro Cruz /JMN