Piauiense Sarah Menezes lidera ranking mundial do judô em sua categoria

Piauiense Sarah Menezes lidera ranking mundial do judô em sua categoria

Brasil é o segundo país com mais atletas entre os 50 melhores do mundo no judô

O judô brasileiro vive ótima fase no cenário nacional e mundial. Após a conquista da medalha de ouro inédita de Sarah Menezes, o esporte continua a crescer e colher frutos. O Brasil passou a ocupar a segunda colocação entre os países com mais atletas entre os 50 melhores do mundo, crescendo 51% comparado ao ano de 2012.

Entre homens e mulheres, são 44 atletas diferente entre os melhores nas 14 categorias de peso. O Japão lídera este o ranking, com a França figurando no terceiro lugar, Rússia em quarto e Coreia do Sul em quinto. Os dados foram divulgados pelo site Judo Inside.

Em outra análise, sem eliminar nomes repetidos em diferentes categorias de peso, o Japão também lidera no masculino com 32 nomes, seguido pela Rússia com 29. O Brasil ocupa a terceira posição com 22 nomes, Filipe Kitadai medalha de bronze em Londres e Diego Santos medalha de prata no Grand Prix de Dusseldorf, são alguns deles. No feminino, as atletas brasileiras lideradas por Sarah Menezes, estão na vice liderança, empatadas com a França em 29. Novamente o Japão é o primeiro com 33 nomes, França, Rússia e Coreia do Sul completam a lista respectivamente. O presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley, comentou a ascensão do país no esporte.

"Esses números refletem a paixão que o brasileiro tem pelo judô, afinal o esporte é praticado em centenas de cidades, em todo o território nacional. Mas mostram também a importância do trabalho realizado por toda a equipe de colaboradores da CBJ. Chegar ao nível top 50 do ranking mundial não é fácil. É necessário muito suor, muito esforço e muita disciplina e, também, uma estrutura bem montada e um planejamento minucioso. Os atletas, técnicos, clubes e federações estão de parabéns por mais este resultado que deixa clara a importância do judô brasileiro no mundo".

Alguns atletas subiram no ranking mundial após bons resultados em campeonatos internacionais. Diego Santos (60 kilos) agora é 12° colocado, Bruno Mendonça (73 kilos) e Tiago Camilo (90 kilos) são sétimos colocados. Sarah Menezes (52 kilos) lidera sua categoria enquanto Maria Portela (70 kilos) é segunda colocada. Para se classificar para a Olimpíada, o judoca precisa estar entre os 14 primeiros no feminino e até o 22º lugar no masculino.

Fonte: Yahoo