Portugal empata com Irã em 1 a 1 e perde liderança do Grupo B

A seleção espanhola ficou na primeira colocação da chave

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Portugal só empatou por 1 a 1 com o Irã nesta segunda-feira (25), avançou para as oitavas no segundo lugar do grupo B e terá o Uruguai como adversário na próxima fase da Copa do Mundo. Quaresma abriu o placar, mas Cristiano Ronaldo perdeu pênalti e viu Ansarifard empatar nos minutos finais.

A seleção espanhola ficou na primeira colocação da chave graças ao próprio empate por 2 a 2 com o Marrocos, e ao tropeço de Portugal contra o Irã. Os dois jogos ocorreram no mesmo horário. Deste modo, os espanhóis enfrentarão a Rússia, segunda colocada do grupo A.

O melhor: Quaresma 

Portugal demorou para conseguir se virar no ataque sem seu principal astro, mas Quaresma encerrou a dependência por Cristiano Ronaldo aos 44 do primeiro tempo.  Tabelou bonito com Adrien Silva e encaixou um belo chute de trivela, sua característica, para abrir o placar. O gol não teve participação direta do melhor atleta do mundo, mas contou com grande comemoração dele.

Antes do gol, a equipe não pensava muito antes de entregar a bola para Cristiano Ronaldo mesmo em cobranças de falta, como João Mario fez aos 16 do primeiro tempo. O problema é que o camisa 7 não esteve tão inspirado como nos dois primeiros jogo e perdeu até pênalti.

O pior: Cristiano Ronaldo 

Mesmo com a ajuda do árbitro de vídeo, esta não foi a tarde dele. Quando o mundo já questionava a atuação do craque, que passou em branco pela primeira vez nesta Copa do Mundo, ele próprio sofreu um pênalti no início do segundo tempo, apitado com o auxílio do árbitro de vídeo.

No entanto, Cristiano Ronaldo chutou em cima de Beiranvand e desperdiçou a cobrança. Se tivesse feito o gol, teria igualado o inglês Harry Kane na artilharia do torneio com cinco gols.

Mas, como não o fez, encerrou uma série de sete pênaltis convertidos em sequência. Para piorar, quase foi expulso por falta sobre Pouraliganji, mas o árbitro escolheu apenas o amarelo após revisar a imagem na tela do VAR.

Do banco à glória

Ansarifard entrou no time do Irã aos 32 minutos do segundo tempo, no lugar de Ezatolahi, e fez com que sua equipe se despedisse da Copa do Mundo com a cabeça erguida. Ao contrário de Cristiano Ronaldo, bateu muito bem o pênalti aos 47 e empatou a partida.

O criticado João Mario 

Nas redes sociais, torcedores portugueses escreveram que João Mario parecia estar jogando com tijolos presos aos pés. Além de Cristiano Ronaldo e Quaresma, foi o único português que teve chance de marcar, mas isolou a bola aos 8 minutos e deixou de aproveitar uma bobeada da zaga.

O melhor ataque é a defesa 

Ciente de sua inferioridade técnica em um grupo forte, a seleção iraniana teve como principal arma nesta Copa o seu sistema defensivo e a capacidade de explorar os erros de marcação dos adversários. Aos 22 do primeiro tempo, por exemplo, o goleiro Rui Patricio teve de se antecipar para evitar o gol de Jahanbakhsh.

Paciência Portuguesa 

Os contra-ataques do Irã não pareciam ser motivo de tanta preocupação para Portugal no início do jogo, mas passou a ser depois de alguns sustos. Após a marca dos 30 minutos do primeiro tempo, a seleção de Fernando Santos parou de atacar com muita intensidade para não se expor demais na defesa.

Paciência, bola tocada de pé em pé e pouquíssimas jogadas aéreas. Assim ficou o jogo de Portugal, que, do outro lado, encontrava uma defesa bem montada e indisposta a dar espaço. Faltava aos portugueses uma jogada de dribles e infiltração, ou um chute de longa distância, algo que só CR7 ousou fazer antes do gol de Quaresma.

Não o deixaram dormir

A torcida do Irã se reuniu nos arredores do hotel de Portugal e tentou prejudicar o sono de Cristiano Ronaldo, que foi à janela do quarto e gesticulou para pedir silêncio, mas não conseguiu calá-los. Difícil dizer se a algazarra iraniana o atrapalhou, mas o craque esteve longe do brilho que mostrou nos primeiros 180 minutos da Copa.

FICHA TÉCNICA IRÃ 1 X 1 PORTUGAL

Data e hora: 25 de junho de 2018

Local: Arena Mordovia (Rússia)

Árbitro: Enrique Caceres (Paraguai)

Auxiliares: Eduardo Cardozo e Juan Zorrilla (ambos do Paraguai)

Cartões amarelos: Haji Safi, Azmoun (Irã); Raphael Guerreiro, Quaresma, Cristiano Ronaldo (Portugal).

Gols: Ansarifard, aos 47 do segundo tempo (Irã); Quaresma, aos 44 minutos do primeiro tempo (Portugal).

IRÃ: Beiranvand; Ramin, Hosseini, Pouraliganji e Haji Safi (Mohammadi); Jahanbakhsh (Ghoddos), Ezatolahi (Ansarifard) e Omid; Mehdi, Amiri e Sardar Técnico: Carlos Queiroz.

PORTUGAL: Rui Patricio; Cedric, Pepe, Fonte e Raphael Guerreiro; Quaresma (Bernardo Silva), William Carvalho, Adrien e João Mario (João Moutinho); André Silva e Cristiano Ronaldo Técnico: Fernando Santos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES