Grupo da morte pode ser primeiro "teste" de Neymar no Barcelona

Grupo da morte pode ser primeiro "teste" de Neymar no Barcelona

No pior cenário, Manchester City, Napoli e PSG estão entre as possíveis combinações de adversários na primeira fase da Champions

Logo em sua primeira temporada no Barcelona, Neymar pode encarar um desafio complicado na Liga dos Campeões. Com todos os 76 classificados para o torneio definidos, há o risco de a equipe catalã encarar um ?grupo da morte? logo na primeira fase da maior competição da Europa, no que seria o primeiro teste de fogo do atacante nesta nova etapa da carreira.

O Barcelona está garantido como um dos cabeças de chave da Champions, mas ainda assim, pode ter vida difícil. Na pior das hipóteses, considerando um cenário em que os times com maior coeficiente avancem nas fases eliminatórias, os catalães enfrentariam Paris Saint-Germain, Manchester City e Napoli. Outros adversários que podem cruzar o caminho blaugrana são Juventus, Borusia Dortmund, Milan e Atlético de Madri, dependendo do sorteio, que ainda não tem data definida.

Mas Neymar, Messi e companhia não precisam ficar extremamente preocupados. Também há a possibilidade de o Barcelona encarar um grupo mais acessível, com adversários como CSKA Moscou, Basel e Apoel Nicosia, do Chipre, caso os deuses do futebol sejam benevolentes com os catalães.

Como funciona o sorteio

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões utiliza o coeficiente de cada equipe, definido pelo desempenho do time nos últimos cinco anos, para criar quatro chaves diferentes. No primeiro pote, com os cabeças-de-chave, estão garantidos Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea, Real Madrid, Manchester United, Porto e Benfica. O Arsenal, que disputa uma fase preliminar, também fará parte desta seleta turma, caso se classifique. Do contrário, o Atlético de Madri, líder do segundo pote, ganha uma ?promoção?.

Apesar desta divisão, a chance de times fortes formarem um grupo da morte acontece porque a Uefa leva em consideração as últimas temporadas disputadas. Assim, o Borussia Dortmund, atual vice-campeão, está apenas no terceiro pote, enquanto Napoli e Bayer Leverkusen, ?sumidos? nos anos anteriores, ocupam a quarta chave.

Fase preliminar pode reservar surpresas

Se o Barcelona pode encarar pedreiras na fase de grupos, nas rodadas anteriores alguns times de tradição também podem ter problemas. Incluídos no grupo dos não-campeões ? equipes que se classificaram para a Champions sem vencer seus campeonatos nacionais - Milan, Arsenal e Schalke 04, por exemplo, ainda precisam se garantir no sorteio das chaves. Por isso, podem encarar times como Real Sociedad, Fenerbahçe e PSV. Paços de Ferreira (Portugal) e Metalist (Ucrânia) já estão garantidos nesta fase.

O Lyon, por sua vez, tem uma tarefa ainda mais complicada. O time francês, terceiro colocado na Ligue 1, precisará vencer duas eliminatórias antes de assegurar presença entre as 32 principais equipes da Europa. Zenit, da Rússia, e PSV também estão nesta situação.

Confira como ficaria a divisão do sorteio da fase de grupos, caso os times com maior coeficiente avancem. A ordem das equipes também está de acordo com a pontuação deles. Em asterisco estão aqueles que disputam as rodadas preliminares:

Pote 1: Bayern, Barcelona, Chelsea, Real Madrid, Manchester United, Arsenal*, Porto e Benfica

Pote 2: Atlético de Madrid, Lyon*, Shakhtar Donetsk, Milan*, Schalke 04*, Olympique Marseille, CSKA Moscou, Paris Saint-Germain

Pote 3: Juventus, Zenit*, Manchester City, Ajax, Borussia Dortmund, Basel*, Olympiakos, Galatasaray

Pote 4: Bayer Leverkusen, Copenhague, Napoli, Anderlecht, BATE Borisov*, Celtic*, Steaua Bucareste*, APOEL Nicosia*.

Fonte: GloboEsporte