Ricardinho: fora da lista para Liga Mundial

A lista final para a Liga Mundial tem 19 nomes. E, além do levantador Ricardinho, mais outros dois atletas foram cortados

A volta de Ricardinho para a seleção brasileira masculina de vôlei foi adiada. Depois de criar expectativa sobre o retorno do levantador com a colocação do nome dele em uma pré-lista de convocados para a Liga Mundial, o técnico Bernardinho deixou o jogador fora da convocação final para o torneio, na relação divulgada nesta segunda-feira.

A lista final para a Liga Mundial tem 19 nomes. E, além do levantador Ricardinho, mais outros dois atletas foram cortados. Maior pontuador da última Superliga Masculina de Vôlei, o oposto Lorena, do Montes Claros, ficou de fora do grupo, assim como o ponteiro João Paulo Bravo, do Piacenza, da Itália.

Ricardinho não defende a seleção brasileira desde a Liga Mundial de 2007, quando foi eleito o melhor jogador do torneio. Em seguida, o levantador se desentendeu com Bernardinho e algumas das principais estrelas da equipe pouco antes da disputa dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, e acabou cortado.

Depois do longo afastamento, Bernardinho iniciou uma reaproximação com Ricardinho neste ano. Os dois voltaram a conversar, o que abriu a chance de o levantador ser chamado novamente para a seleção brasileira. Mas a inclusão do nome dele na pré-lista da Liga Mundial recebeu algumas ressalvas de outros jogadores do grupo. Assim, o treinador acabou cortando o astro.

Campeã da última Superliga, a Cimed foi o time com o maior número de atletas convocados, com cinco no total - o levantador Bruno Rezende, os centrais Eder e Lucão, o ponteiro Thiago Alves e o líbero Mário Júnior. Enquanto isso, os campeões olímpicos e mundiais Giba, Dante, Rodrigão e Serginho estão no grupo de Bernardinho.

Também convocados, o ponteiro Murilo, o central Sidão, o líbero Serginho e o levantador Marlon já treinam no CT de Saquarema (RJ) para a disputa da Liga Mundial. Em busca de seu nono título na competição, o Brasil está no Grupo A, ao lado de Bulgária, Holanda e Coreia. A estreia está marcada para os dias 4 e 5 de junho, contra os búlgaros, em Uberlândia (MG).

Confira a lista de jogadores convocados:

Levantadores - Bruninho (Cimed), Marlon (Brasil Vôlei) e Sandro (Cruzeiro)

Centrais - Eder (Cimed), Lucão (Cimed), Rodrigão (Pinheiros), Sidão (Sesi) e Thiago Barth (Sesi)

Opostos - Leandro Vissotto (Trentino Betclic/Itália), Théo (Santory Sundirds/Japão) e Wallace (Cruzeiro)

Ponteiros - Giba (Pinheiros), Murilo (Sesi), Dante (Dínamo Moscou/Rússia), Thiago Alves (Cimed), João Paulo (Panasonic/Japão) e Maurício (Minas)

Líberos - Serginho (Brasil Vôlei) e Mário Júnior (Cimed)

Fonte: AE