Rio anuncia acordo com Barcelona para Jogos de 2016

Ex-prefeito de Barcelona participa de seminário no Rio de Janeiro

O prefeito de Barcelona, Pasqual Maragall, assinou nesta quinta-feira um acordo de cooperação com a prefeitura do Rio de Janeiro visando os Jogos de 2016. Segundo o atual prefeito da cidade brasileira, Eduardo Paes, "Barcelona é, sem dúvida, o grande modelo" a ser seguido para a organização do evento.

"Trata-se de um acordo de assessoria. Queremos fazer uma reflexão sobre a melhor forma de aproveitar as Olimpíadas para que beneficiem a cidade por muito tempo, e queremos que a equipe de Maragall nos ajude nessa reflexão", disse Paes.

Na quinta e na sexta-feira será realizado um seminário no Palácio da Cidade e na sede do Instituto de Arquitetura Brasileira, em que haverá as primeiras discussões sobre como a experiência de Barcelona como sede do evento poderá ajudar o Rio.

"Os Jogos Olímpicos foram, para Barcelona, um momento de recuperação de sua memória histórica e de reivindicação da cidade. Foram mais do que um evento esportivo, mas um elemento decisivo para o ressurgimento da cidade", disse, por sua vez, Maragall.

O ex-prefeito de Barcelona acrescentou que o Rio de Janeiro terá a chance de seguir o exemplo de sua cidade e aproveitar a ocasião para "devolver a dignidade a áreas que eram importantes e foram esquecidas".

"Ninguém pode ignorar uma experiência tão bem-sucedida", afirmou o ministro do Esporte, Orlando Silva, que também compareceu à abertura do seminário "A Olimpíada e a Cidade: Conexão Rio-Barcelona".

"Nossa ideia não é pensar só nos 30 dias de competições, mas nos 30 anos seguintes aos Jogos", acrescentou.

Maragall é o segundo político estrangeiro de renome internacional a assessorar o Rio na fase de planejamento dos Jogos. Além dele, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair também ofereceu contribuição

Fonte: Terra